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Trabalharemos com o autismo como uma quarta estrutura clínica que tem como modo de defesa a exclusão do Outro de seus circuitos de satisfação (diferentemente da psicose infantil). Abordaremos a diferença entre o autismo e o TEA (transtorno do espectro do autismo do DSM-V) considerando como a extensão desse quadro nosográfico, bem como instrumentos de diagnose indutivos, têm causado um excesso de diagnósticos de autismo diante das mais diversas dificuldades, precipitando diagnósticos que não consideram a mobilidade estrutural própria da infância. A partir de um caso clínico acompanhado ao longo de 15 anos (da primeiríssima infância ao final da adolescência) bordaremos passos centrais na direção do tratamento de referencial psicanalítico considerando o lugar central da intervenção, não só com a criança, mas também com seus Outros encarnados: mãe, pai, familiares e educadores.
PROGRAMA
1. Os excessos diagnósticos do TEA – detecção precoce de sofrimento psíquico versus precipitações diagnósticas
2. O autismo como 4ª estrutura clínica: a exclusão do Outro
3. Caso clínico de autismo: a direção do tratamento psicanalítico diante das estruturas não decididas na infância
DIRIGIDO
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
CARGA HORÁRIA
9 horas (3 aulas de 3 horas cada)
DATAS
28 de agosto, 04 e 11 de setembro
HORÁRIO
sextas-feiras | 9h às 12h
PREÇO
duas mensalidades de R$ 445,00
alunos do CEP: duas mensalidades de R$ 415,00