CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaAndré Green teve importância fundamental para o desenvolvimento da Psicanálise contemporânea. Sua participação foi decisiva nas mudanças teóricas, clínicas e institucionais sofridas pela Psicanálise nos últimos cinquenta anos. Neste seminário pretendo destacar dois aspectos em que isso se verifica de forma contundente: o papel de Green na transformação do cenário psicanalítico, de uma organização em torno das grandes escolas pós-freudianas para uma Psicanálise “pós-escolas”, e suas inúmeras contribuições para a teoria e a técnica da prática clínica no tratamento dos chamados casos “não neuróticos”.
Nos anos 1980, Green indicou que a grande novidade da Psicanálise nas últimas décadas do século XX era Freud; uma nova leitura se instalava apoiada em estratégias de interpretação formuladas nas diferentes tradições filosóficas e hermenêuticas do século XX. Ele articulou de forma original a tradição psicanalítica, principalmente representada por sua revalorização da metapsicologia freudiana, com inovações pós-freudianas, como as obras de Winnicott, Bion e Lacan.
A obra de Green também se destaca por conceitos originais e inovadores que serão considerados individualmente. Seu alto nível de abstração metapsicológica e um modo muito particular de conceber a clínica tornaram Green, possivelmente, o mais importante psicanalista da virada do século XX. Suas obras revelam movimentos em direção à construção de uma visão pluralista da Psicanálise, em que o atravessamento dos dogmas é a tônica.
programa
1. Surgimento da Psicanálise contemporânea: nova era das “pós-escolas”. Articulação entre a dimensão pulsional/representacional/intrapsíquica e a dimensão relacional/objetal/intersubjetiva. A “Terceiridade” no pensamento clínico.
2. O conceito “fronteiriço” e suas implicações na técnica da prática clínica. A clínica dos casos “não neuróticos”. O tratamento do paciente borderline.
3. Conceitos originais a serem abordados:
• Narcisismo de vida/ Narcisismo de morte
• O trabalho do negativo e pulsão de morte
• A mãe morta
• Ausência presente/ Presença ausente
• O duplo limite
• Estrutura enquadrante e transferência
datas
sextas-feiras | 09, 23 e 30 de novembro
horário | 09h às 12h
carga horária
9 horas (3 aulas de 3 horas cada)
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
preço
duas mensalidades de R$ 350,00
alunos do CEP: duas mensalidades de R$ 320,00