CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologia
As crianças, sempre muito atentas às questões do seu tempo, revelam os ideais norteadores da cultura e assuntos cruciais de cada época. Dessa forma, não poderiam deixar de interrogar os adultos próximos sobre o que são gênero e sexualidade. Nos tempos de Freud, os questionamentos dos pequenos giravam em torno das diferenças sexuais, sobre como se faziam os bebês, sobre o que era ser pai e mãe, sobre o que era ser homem e mulher. Nos tempos atuais, as crianças acrescentaram indagações oriundas das novas configurações familiares, dos ideais que circulam nas redes sociais, da reprodução assistida e das mudanças de gênero das pessoas em seu entorno. Nesse curso, propomos uma reflexão psicanalítica a partir de casos clínicos sobre essas transformações que desafiam os progenitores, os educadores e os psicanalistas na contemporaneidade. O objetivo é revisitar os textos fundantes da psicanálise em torno das questões da sexualidade e de gênero, e interrogá-los à luz de questões contemporâneas da clínica.
PROGRAMA
Aula 1 – Sexualidade infantil perverso polimorfa. Releituras do caso Hans
• Sexualidade e gênero
• Identidade e Identificação
• Narcisismo e alteridade
Aula 2 – As teorias sexuais infantis do século XX e do século XXI
• O surgimento do conceito de gênero. Stoller e o caso Brian
• Transexualidade e intergênero
• Discussão clínica
Aula 3 – As questões de gênero na clínica psicanalítica com crianças. Apresentações clínicas
• Travestismo, fetichismo e questões de gênero
• Caso Harry. Sandor Lorand
• Apresentação clínica
DIRIGIDO
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
CARGA HORÁRIA
9 horas (3 aulas de 3 horas cada)
DATAS
02, 09 e 16 de setembro
HORÁRIO
quartas-feiras | 19h às 22h
PREÇO
duas mensalidades de R$ 445,00
alunos do CEP: duas mensalidades de R$ 415,00
Docentes
Adela Stoppel de Gueller
psicanalista, formada em Psicologia na Universidade de Buenos Aires. Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Pós-doutora em Psicanálise pela UERJ. Atualmente coordena o Departamento de Psicanálise com Crianças no Instituto Sedes Sapientiae e os Projetos de Pesquisa Gemelar: Gemelaridade e Reprodução Assistida Novos Desafios para a Psicanálise e Sustentar: Psicanálise, infâncias e Saúde Pública. É professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica na COGEAE-PUC-SP e dos Cursos Formação em Psicanálise com Crianças e A Criança e a Palavra: a Linguagem na Clínica Interdisciplinar no Instituto Sedes Sapientiae. É autora de livros na área, entre eles: "Intoxicações Eletrônicas: O Sujeito na Era das Relações Virtuais", "Gênero e Sexualidade na Infância e na Adolescência", ed. Ágalma e "Psicanálise, Sexualidade e Gênero: um Debate em Construção", ed. Zagodoni.
Alessandra Cassia Leite Barbieri
psicóloga pela PUC-SP, psicanalista pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professora da COGEAE da PUC-SP e do Departamento Psicanálise com Crianças, do Instituto Sedes Sapientiae, e membro do mesmo Departamento. Integrante do PAI (Projeto de Atenção à Infância), da Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae.
Bárbara Reze
psicóloga clínica graduada pela PUC – SP (2000), Mestre em Ciências pelo Instituto de Psicologia - USP (2010) e psicanalista pelo departamento de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae.