CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaNeste curso, vamos buscar uma compreensão mais exata dos
fenômenos e objetos transicionais, uma das contribuições mais interessantes de
Winnicott ao re?etir sobre a interação das crianças com o meio ambiente. Desde
a postulação de um estado designado por
“preocupação materna primária”, este autor desenvolveu algumas
concepções a respeito de uma criatividade primária, ligada às diversas elaborações
imaginativas das funções corporais e aos encontros e desencontros com os
cuidados maternos. Vamos ler e comentar os principais textos nos quais
Winnicott, a partir da observação médica e psicanalítica de cerca de 60 mil
crianças e suas mães e famílias, desenvolveu uma teoria do amadurecimento que
leva em conta os problemas de acesso a uma externalidade e à questão da
construção criativa do mundo e da realidade.
início
sábado | 8 de abril
datas
1º semestre: 08 de abril, 13 de maio e 03 de junho de 2006
2º semestre: 05 de agosto, 02 de setembro, 07 de outubro e 18 de novembro de
2006
horário | 09h30 às 12h
carga horária
18 horas (07 aulas de 02 horas e meia cada)
dirigido
a psicólogos, psicanalistas e profissionais das áreas de saúde
preço
três mensalidades de R$ 160,00
alunos do CEP: R$ 128,00