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Desenvolvido por SD TecnologiaEste seminário tem como objetivo abordar as especificidades teórico-clínicas do processo lógico de constituição psíquica e os atravessamentos no laço (família/bebê e criança) que se impõem ao processo de acolhimento institucional e/ou familiar.
A aposta nos processos de estruturação do sujeito será a base deste curso, em que se busca difundir e transmitir conhecimentos; da teoria psicanalítica, que fundamentem os instrumentos de leitura e acompanhamento da infância, tais como o IRDI (Indicadores de Referência para o Desenvolvimento Infantil) e o APEGI (Acompanhamento Psicanalítico de Crianças em Escolas, Grupos e Instituições).
As aulas versarão no sentido de oferecer aos profissionais, que trabalham nas políticas públicas e nos serviços de acolhimento, condições de fazerem leituras sobre as infâncias que não estejam ancoradas na patologização e medicalização, mas sim no sujeito do desejo e na garantia de direitos.
PROGRAMA
1. Operações constituintes do sujeito: Estabelecimento da demanda; Função paterna; Alternância presença/ausência; Suposição de sujeito
2. Eixos teóricos do APEGI: Presença e reconhecimento do sujeito; O brincar e a fantasia; O corpo e sua imagem; Manifestação diante da norma e posição frente à lei; A função do semelhante
3. Sofrimento psíquico na primeira infância
4. O risco de patologização e medicalização da infância
5. Problemas de desenvolvimento; Entraves estruturais para a constituição subjetiva
6. O trabalho no serviço de acolhimento e a posição ético-política nas/das instituições
7. Desamparo social e psíquico
8. A dimensão sociopolítica do sofrimento
9. A importância da prática interdisciplinar e intersetorial
DIRIGIDO aos participantes do Núcleo de Formação Permanente – Prática Clínica – Psicanálise, Infância e Adolescência, a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas da saúde e a profissionais interessados no trabalho com bebês, crianças e adolescentes.
CARGA
HORÁRIA
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
DATAS 18 e 25 de março; 01, 08, 15, 22 e 29 de abril e 06 e 13 de maio
segundas-feiras | 18h às 20h
PREÇO
três
mensalidades de R$ 485,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 435,00
Izabella Paiva
pós doutoranda do Departamento de Psicologia da Aprendizagem da Universidade de São Paulo (PSA-USP). Psicóloga clínica e Psicanalista, atua em consultório particular em parceria com outros profissionais e instituições. Entre 2018 e 2020 atuou como Pesquisadora colaboradora do Departamento de Psicologia da Aprendizagem da Universidade de São Paulo (PSA-USP). É doutora (2010) e mestre (2004) em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, especialista em Psicanálise pelo Laboratório Sujeito e Corpo do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999). Na área acadêmica, é professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi professora titular doutora do curso de mestrado em psicossomática da Universidade Ibirapuera de 2014 a 2019 e atuou como professora e supervisora do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 2003 a 2014. Tem experiência e publicações na área da Psicologia com ênfase em Psicanálise, especialmente temas referentes à constituição do sujeito, especificidades da clínica com crianças e pais, indicadores de acompanhamento para a constituição psíquica e para o desenvolvimento infantil, sofrimento psíquico na infância, prevenção e promoção de saúde, psicossomática, avaliação psicológica e interface Psicanálise e cultura.
Larissa Paula Cagnani
psicóloga e psicanalista. Doutoranda e bolsista CAPES no Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, no Instituto de Psicologia da USP. Membro do grupo de pesquisa "Psicanálise e Intervenções Escolares" da Faculdade de Educação da USP. Possui mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), com bolsa CNPq. Especialista em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade pela UnB (2022). Na área acadêmica, possui experiência como docente nos cursos de graduação em Psicologia e em Pós-graduações nas áreas de Políticas Sociais e Psicologia Clínica. Tem experiência clínica, na execução e na gestão da política pública de Assistência Social.
Maria Cristina Kupfer
psicanalista, professora Titular Sênior do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e fundadora do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica. É bolsista de produtividade do CNPq e Cofundadora do Lepsi - Laboratório Interunidades de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância, IP-FE/USP. É membro da Association Analyse Freudienne, instituição psicanalítica sediada em Paris, França. Editora da revista científica "Estilos da Clínica" (USP).