• Sobre o CEP
  • ApresentaçãoDocentesCatálogos40 AnosLocalização
  • Serviços
  • Área do AlunoFormação em PsicanáliseRede de AtendimentoPublicações
  • Atendimento

Assine nossa Newsletter

Inscrições e Informações

(11) 3864-2330

(11) 3865-0017 ou (11) 97666-1249

Financeiro: (11) 3864-6004

cep@centropsicanalise.com.br

CEP

Centro de Estudos Psicanalíticos

R. Alm. Pereira Guimarães, 378
Pacaembu São Paulo - SP - 01250-000

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por SD Tecnologia
cep@centropsicanalise.com.brCEP - Centro de Estudos Psicanalíticos
(11) 3864-2330
Fazer Login
Área do Aluno
  • Curso de Formação em Psicanálise
  • Responsabilidade Social
A constituição subjetiva e a tecitura do laço: pensando o trabalho nos serviços de acolhimento para bebês e crianças
Seminário Teórico

A constituição subjetiva e a tecitura do laço: pensando o trabalho nos serviços de acolhimento para bebês e crianças

DocentesIzabella Paiva, Larissa Paula Cagnani, Maria Cristina Kupfer
18/03/2024

Este seminário tem como objetivo abordar as especificidades teórico-clínicas do processo lógico de constituição psíquica e os atravessamentos no laço (família/bebê e criança) que se impõem ao processo de acolhimento institucional e/ou familiar.

A aposta nos processos de estruturação do sujeito será a base deste curso, em que se busca difundir e transmitir conhecimentos; da teoria psicanalítica, que fundamentem os instrumentos de leitura e acompanhamento da infância, tais como o IRDI (Indicadores de Referência para o Desenvolvimento Infantil) e o APEGI (Acompanhamento Psicanalítico de Crianças em Escolas, Grupos e Instituições).

As aulas versarão no sentido de oferecer aos profissionais, que trabalham nas políticas públicas e nos serviços de acolhimento, condições de fazerem leituras sobre as infâncias que não estejam ancoradas na patologização e medicalização, mas sim no sujeito do desejo e na garantia de direitos.

 

PROGRAMA

1. Operações constituintes do sujeito: Estabelecimento da demanda; Função paterna; Alternância presença/ausência; Suposição de sujeito

2. Eixos teóricos do APEGI: Presença e reconhecimento do sujeito; O brincar e a fantasia; O corpo e sua imagem; Manifestação diante da norma e posição frente à lei; A função do semelhante

3. Sofrimento psíquico na primeira infância

4. O  risco  de  patologização e  medicalização  da  infância

5. Problemas de desenvolvimento; Entraves estruturais para a constituição subjetiva

6. O trabalho no serviço de acolhimento e a posição ético-política nas/das instituições

7. Desamparo social e psíquico

8. A dimensão sociopolítica do sofrimento

9. A importância da prática interdisciplinar e intersetorial

 

DIRIGIDO aos participantes do Núcleo de Formação Permanente – Prática Clínica – Psicanálise, Infância e Adolescência, a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes, profissionais das áreas da saúde e a profissionais interessados no trabalho com bebês, crianças e adolescentes.

CARGA HORÁRIA  18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
DATAS
18 e 25 de março; 01, 08, 15, 22 e 29 de abril e 06 e 13 de maio
segundas-feiras | 18h às 20h

PREÇO
três mensalidades de R$ 485,00

alunos do CEP: três mensalidades de R$ 435,00

Izabella Paiva

pós doutoranda do Departamento de Psicologia da Aprendizagem da Universidade de São Paulo (PSA-USP). Psicóloga clínica e Psicanalista, atua em consultório particular em parceria com outros profissionais e instituições. Entre 2018 e 2020 atuou como Pesquisadora colaboradora do Departamento de Psicologia da Aprendizagem da Universidade de São Paulo (PSA-USP). É doutora (2010) e mestre (2004) em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, especialista em Psicanálise pelo Laboratório Sujeito e Corpo do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999). Na área acadêmica, é professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi professora titular doutora do curso de mestrado em psicossomática da Universidade Ibirapuera de 2014 a 2019 e atuou como professora e supervisora do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 2003 a 2014. Tem experiência e publicações na área da Psicologia com ênfase em Psicanálise, especialmente temas referentes à constituição do sujeito, especificidades da clínica com crianças e pais, indicadores de acompanhamento para a constituição psíquica e para o desenvolvimento infantil, sofrimento psíquico na infância, prevenção e promoção de saúde, psicossomática, avaliação psicológica e interface Psicanálise e cultura.

Larissa Paula Cagnani

psicóloga e psicanalista. Doutoranda e bolsista CAPES no Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, no Instituto de Psicologia da USP. Membro do grupo de pesquisa "Psicanálise e Intervenções Escolares" da Faculdade de Educação da USP. Possui mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), com bolsa CNPq. Especialista em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade pela UnB (2022). Na área acadêmica, possui experiência como docente nos cursos de graduação em Psicologia e em Pós-graduações nas áreas de Políticas Sociais e Psicologia Clínica. Tem experiência clínica, na execução e na gestão da política pública de Assistência Social.

Maria Cristina Kupfer

psicanalista, professora Titular Sênior do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e fundadora do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica. É bolsista de produtividade do CNPq e Cofundadora do Lepsi - Laboratório Interunidades de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância, IP-FE/USP. É membro da Association Analyse Freudienne, instituição psicanalítica sediada em Paris, França. Editora da revista científica "Estilos da Clínica" (USP).

Fale Conosco

CEP Novidades

Email

CEP Novidades

Calendário de Atividades

CEP Novidades

Livreto 2025

CEP Novidades