CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiacoordenação Claudio E. M. Waks
O eixo central deste seminário é propiciar uma introdução ao complexo e multifacetado fenômeno psicopatológico das adicções, sejam essas acompanhadas, ou não, do abuso de substâncias psicoativas. Apresentamos um panorama histórico e sociocultura da importância que esse tema teve na vida pessoal de Sigmund Freud, assim como no desenvolvimento da teoria psicanalítica.
Abordamos o desenrolar, durante a década de 1930, dos primeiros estudos psicanalíticos, endereçados exclusivamente a essa manifestação psico-pathos-lógica. Recorremos a autores contemporâneos de Freud que, além de constituir a primeira geração de psicanalistas, foram, também, pioneiros na investigação psicanalítica das adicções. A proposta de uma arqueologia permite uma análise profunda que, camada por camada, procura atingir aquilo mais próximo da origem primordial. Nos debruçaremos sobre o conceito de pathos tóxico, para assim desvendar as hipóteses mais relevantes e reveladoras da dinâmica aditiva. A partir dessa análise, surgem diferentes paradigmas psicopatológicos em termos nosográficos, etiológicos e psicodinâmicos que representam uma miríade de pontos de vista sobre o binômio Psicanálise – Adicções.
• Apresentação / Pathos tóxico / Zeitgeist e psicopatologia subjetiva
• Freud adicto? / Da coca ao sonho/ Às vezes um charuto…
• Supostos saberes nosográficos I: pioneiros da década de 1930
• Fabricação da “doença do vício”
• Abstinência ou temperança?
• Supostos saberes nosográficos II: escolas pós-freudianas
• Supostos saberes nosográficos III: psicanalistas contemporâneos
• Estudo de caso clínico apresentado pelo Coordenador
• Avaliação coletiva – Seminário Teórico
datas
segundas-feiras | 28 de abril; 05, 12, 19 e 26 de maio e 02, 09, 16 e 30 de junho de 2014
horário | 09h às 11h
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada
Apresentação de Paciente
sábado, 07 de junho, das 9h às 12h, no Hospital Psiquiátrico São João de Deus*
*carga horária certificada pelo CEP: 3 horas
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, psicoterapeutas, profissionais das áreas da saúde, de secretarias e instituições orientadas para a prevenção e tratamento de adictos, seus familiares, alunos e ex-alunos do Curso de Formação em Psicanálise
preço
três mensalidades de R$ 300,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 255,00
Claudio E. M. Waks
psicólogo pela Universidade de Califórnia, Berkeley (EUA), psicanalista, supervisor e coordenador de grupos de estudo. Mestre em Psicologia Clínica PUC-SP, membro efetivo do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF), do International Sándor Ferenczi Network (ISFN) e do International Association for Relational Psychoanalysis & Psychotherapy (IARPP). Fundador/diretor Grupo de Estudo em Psicanálise e Psicoterapia Relacionais (GEPPREL). Membro-fundador, secretário executivo do Instituto Brasileiro de Psicoterapia e Psicanálise Relacional (IBPPR). Membro da Comunidade Phaneros e participante de Curso FoPAP Curso de Formação em Pesquisa para Psicoterapia Assistida por Psicodélicos. Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Henrique Carneiro
professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia da USP e especialista em História da Alimentação. Publicou diversos artigos e 5 livros, entre os quais "Pequena Enciclopédia de História das Drogas e Bebidas" (2005) e "Comida e Sociedade" (2003). É membro do Neip (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos).
José Waldemar Thiesen Turna
psicólogo, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, clínico, supervisor e professor. Autor do livro "Atendimento Psicológico às dependências químicas" ed. Zagodoni".