CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiaprograma
A ideia do seminário é realizar um percurso pelo tema da angústia de separação e da constituição do sujeito, pondo em relevo o eu, o amor e a solidão, por meio da Psicanálise inglesa, revisitando para isso o pensamento teórico e clínico de Melanie Klein, Michael Balint, Donald W. Winnicott e Thomas Ogden.
Como ocorre e quais os destinos da angústia de separação segundo esses autores? Como impactam a constituição do eu e as relações dos sujeitos com os seus objetos de amor? Como são vividas as perdas e como se realizam os lutos em função dessa angústia? Como se dá o adoecer frente à impossibilidade das separações? A clínica dos casos difíceis – dos traumas precoces – será abordada em algumas de suas manifestações, contemplando o pensamento dos autores refletindo sobre o que nomeamos atualmente como: “as novas doenças da alma”, as relações do sujeito na contemporaneidade, ou ainda, o predomínio das formas narcísicas nas relações com o mundo.
cronograma: Serão reservadas duas aulas para cada um dos autores estudados e uma aula final para elaboração das linhas de continuidade para o tema.
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
carga horária
18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
datas
quartas-feiras | 29 de abril; 06, 13, 20 e 27 de maio e 03, 10, 17 e 24 de junho
preço
três mensalidades de R$ 320,00
alunos do CEP: três mensalidades de R$ 275,00
Elcio Gonçalves de Oliveira Filho
Possui graduação em Psicologia Clinica e Organizacional pela Faculdade Paulistana e Ciências e Letras(1995), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1982) e especialização em Psicologia Clinica Abordagem Psicanalitica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2003).
Elisa Maria de Ulhôa Cintra
"Psicóloga e psicanalista. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP e da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. Coordenadora do Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea (LIPSIC) – IPUSP e PUC-SP. Autora dos livros “Por que Klein?”, (em coautoria com Marina F. R. Ribeiro), ed. Zagodoni, “Melanie Klein: Estilo e Pensamento”, ed. Escuta, “Folha Explica Melanie Klein”, (em coautoria com Luís Claudio Figueiredo), coorganização e textos nos livros: “Para Além da Contratransferência: O Analista Implicado” e “Melanie Klein na Psicanálise Contemporânea. Teoria, Clínica e Cultura”, ed. Zagodoni.
Marianna Schontag
psicóloga pela PUC-SP, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise da PUC-SP, professora e supervisora clínica do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.