CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaPor que Melanie Klein? E por que hoje? Pensar na transmissão do legado de Klein leva diretamente aos efeitos que seus escritos vêm produzindo e à infinidade de autores que se seguiram a essa psicanalista com uma considerável intuição clínica. Trata-se, pois, de obra seminal, cujas concepções contêm sementes de futuros pensamentos, suscitando, alimentando e criando uma posterioridade viva. Não há dúvida de que o alcance de um autor se mede em sua posterioridade, em sua capacidade de nutrir o pensamento e suscitar novas formas de fazer terapêutico e de compreensões conceituais. Apresentaremos neste curso, além da técnica na análise com crianças da qual Klein foi pioneira, os principais conceitos postulados por ela e sua pregnância na clínica analítica contemporânea: fantasia inconsciente, situação edípica precoce, superego arcaico, os processos de luto, as posições esquizoparanóide e depressiva, a identificação projetiva e a inveja na situação analítica. Ao apresentar os conceitos, abordaremos as reverberações de sua obra em autores como W. Bion e Thomas Ogden.
datas
terças-feiras | 06, 13, 20 e 27 de outubro; 03, 10, 17 e 24 de novembro e
01 de dezembro
horário | 17h às 19h
carga horária 18 horas (9 aulas de 2 horas cada)
dirigido a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde
preço três mensalidades de R$ 450,00 alunos do CEP: três mensalidades de R$ 400,00
Elisa Maria de Ulhôa Cintra
"Psicóloga e psicanalista. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP e da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. Coordenadora do Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea (LIPSIC) – IPUSP e PUC-SP. Autora dos livros “Por que Klein?”, (em coautoria com Marina F. R. Ribeiro), ed. Zagodoni, “Melanie Klein: Estilo e Pensamento”, ed. Escuta, “Folha Explica Melanie Klein”, (em coautoria com Luís Claudio Figueiredo), coorganização e textos nos livros: “Para Além da Contratransferência: O Analista Implicado” e “Melanie Klein na Psicanálise Contemporânea. Teoria, Clínica e Cultura”, ed. Zagodoni.
Janderson Farias Silvestre dos Santos
Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (2022). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP (2019). Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (2017). Bacharel em Psicologia e graduado em Psicologia (formação de psicólogo) pela UNISA (2013 e 2014). Membro do Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea (LIPSIC - USP/PUC).
Marina F. R. Ribeiro
professora e livre Docente IPUSP. Coordenadora do LiPSic; autora de vários livros e artigos publicados, os mais recentes: "Conversa sonhante. A função psicanalítica da personalidade" (no prelo, 2025); Coautora em "Chuva n'alma. A função vitalizadora do analista", ed. Blucher, "Por que Klein?", ed. Zagodoni; organizadora "Por que Ogden?", ed. Zagodoni e "Vastas emoções e pensamentos imperfeitos: Diálogos Bionianos", ed. Blucher. Coordenadora da série da Blucher: "Academia de Psicanálise".
Pericles Pinheiro Machado Junior
psicanalista, membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e da International Psychoanalytical Association (IPA). Doutor em Psicologia Clínica pelo instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo & Birkbeck College, University of London. Pesquisador e autor de trabalhos científicos no campo da clínica psicanalítica e na interface da psicanálise com a cultura. Autor de "A linguagem perdida das gruas e outros ensaios de rasuras e revelações", ed. Blucher. Atualmente é membro do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Psicanálise.