CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD Tecnologiadocentes Adela Stoppel de
Gueller, Daniel Delouya, Daniel Kupermann, Décio Gurfinkel, Eduardo Fraga de
Almeida Prado, Elisa Maria de Ulhôa Cintra, Emília Estivalet Broide, Ernesto
Duvidovich, Ester Hadassa Sandler, Jorge Broide, Ricardo Goldenberg e Roberto
Girola.
Colocar em causa a supervisão é abordar a singularidade da experiência
psicanalítica e a particularidade de sua transmissão, uma vez que a característica
própria à supervisão é que o conhecimento produzido no dispositivo não é
exterior a experiência vivida. A escuta do caso em supervisão, já não é mais o
caso puro em si, pois traz as marcas daquele que escutou. Portanto, a
supervisão é releitura compartilhada de uma experiência de escuta na qual estão
presentes o desejo de analista e o caso narrado. Logo, a supervisão
psicanalítica convoca à reflexão acerca da práxis de um psicanalista que se
responsabiliza pela direção da cura que conduz e põe a trabalhar a clínica, os
conceitos, as contingências, a transferência, a transmissão. Esta jornada se
propõe a colocar em causa o dispositivo de supervisão convocando analistas de
distintas formações a debater e falar sobre este ofício, sobre esta práxis singular,
sobre os efeitos de transmissão desdobrados pela supervisão.
sexta-feira | 18h às 21h | dia
27/09
sábado | 9h às 12h e 13h às 16h | dia
28/09
Mesa I Coordenacão Emília
Estivalet Broide
sexta-feira | 18h às 21h | dia 27/09
docentes:Adela
Stoppel de Gueller, Daniel Delouya, Elisa Maria de Ulhôa Cintra e Emília
Estivalet Broide
Mesa II Coordenacão
Ernesto Duvidovich
sábado | 9h às 12h | dia 28/09
docentes: Eduardo
Fraga de Almeida Prado, Ernesto Duvidovich, Ester Hadassa Sandler e Roberto
Girola
Mesa III Coordenacão
Ricardo Goldenberg
sábado | 13h às 16h | dia 28/09docentes: Daniel
Kupermann, Decio Gurfinkel, Jorge Broide e Ricardo Goldenberg
dirigido
a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e profissionais com prática clínica
preço
R$ 150,00
Adela Stoppel de Gueller
psicanalista, formada em Psicologia na Universidade de Buenos Aires. Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Pós-doutora em Psicanálise pela UERJ. Atualmente coordena o Departamento de Psicanálise com Crianças no Instituto Sedes Sapientiae e os Projetos de Pesquisa Gemelar: Gemelaridade e Reprodução Assistida Novos Desafios para a Psicanálise e Sustentar: Psicanálise, infâncias e Saúde Pública. É professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica na COGEAE-PUC-SP e dos Cursos Formação em Psicanálise com Crianças e A Criança e a Palavra: a Linguagem na Clínica Interdisciplinar no Instituto Sedes Sapientiae. É autora de livros na área, entre eles: "Intoxicações Eletrônicas: O Sujeito na Era das Relações Virtuais", "Gênero e Sexualidade na Infância e na Adolescência", ed. Ágalma e "Psicanálise, Sexualidade e Gênero: um Debate em Construção", ed. Zagodoni.
Daniel Delouya
É psicanalista e membro efetivo com funções didáticas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Foi presidente da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi) entre 2015 e 2017. É autor de cinco livros entre os quais Depressão, estação Psique (Escuta, 2002), e Torções na razão freudiana (2. ed., Blucher, 2019). Atualmente, dedica-se à pesquisa sobre os desdobramentos do trabalho analítico nas problemáticas culturais e políticas.
Daniel Kupermann
psicanalista, professor livre docente do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP, vice-presidente da International Sándor Ferenczi Network, autor de vários artigos e livros, com destaque para Por que Ferenczi?, ed. Zagodoni, publicado também em inglês e em francês.
Decio Gurfinkel
é psicanalista. Doutor pelo IPUSP, realizou seu pós-doutorado na PUC-SP. Émembro dos Departamentos de Psicanálise e de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae, onde é também professor dos Cursos "Psicanálise", "Psicossomática Psicanaltítica e "Drogras, Dependência e Autonomia: O Barato no Divã". É autor de diversos escritos e livros, tais como "Relações de Objeto", ed. Blucher, "Adicções: Paixão e Vício", "Do Sonho ao Trauma: Psicossoma e Adicções", ambos da ed. Casa do Psicólogo, "Sonhar, Dormir e Psicanalisar: Viagens ao Informe", ed. Escuta e "A Pulsão e seu Objeto-Droga: Estudo Psicanalíticos sobre a Toxicomania", ed. Vozes.
Eduardo Fraga de Almeida Prado
psicanalista. Graduado em Direito e Psicologia. Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Atualmente, é um dos coordenadores do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP, onde também atua como docente no Curso de Formação em Psicanálise. Docente do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor responsável pelo Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica nesta mesma instituição.
Elisa Maria de Ulhôa Cintra
"Psicóloga e psicanalista. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP e da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. Coordenadora do Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea (LIPSIC) – IPUSP e PUC-SP. Autora dos livros “Por que Klein?”, (em coautoria com Marina F. R. Ribeiro), ed. Zagodoni, “Melanie Klein: Estilo e Pensamento”, ed. Escuta, “Folha Explica Melanie Klein”, (em coautoria com Luís Claudio Figueiredo), coorganização e textos nos livros: “Para Além da Contratransferência: O Analista Implicado” e “Melanie Klein na Psicanálise Contemporânea. Teoria, Clínica e Cultura”, ed. Zagodoni.
Emília Estivalet Broide
formada em Psicologia pela PUC-RS; psicanalista, pos doutora em Psicologia Clínica pela USP, doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, mestre em Saúde Pública pela FSP-USP. Consultora e supervisora na área da Saúde, Assistência Social, Educação e Direitos Humanos. Integrante do Laboratório de Psicanálise Sociedade e Política da USP. Autora do livro "A supervisão como interrogante da práxis analítica: desejo de analista e transmissão da psicanálise", ed. Escuta e coautora dos livros: "A Psicanálise em Situações Sociais Críticas: Metodologia, Clínica e Intervenções" ed. Escuta; "População de Rua: Pesquisa Social Participativa", ed. Juruá; "Pode Pá: Uma Nova Abordagem na Aplicação de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto", ed. Ateliê Editorial, 2016, além de diversos artigos em psicanálise.
Ernesto Duvidovich
psicanalista, analista institucional, diretor do CEP, fundador e diretor-presidente da ONG NuPAS, organizador dos livros "Maternagem - Uma Intervenção Preventiva em Saúde", ed. Casa do Psicólogo, "A Supervisão na Clínica Psicanalítica", Via Lettera Editora, e "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise" e "A Supervisão Psicanalítica: Ofício e Transmissão", ambos da ed. Zagodoni.
Ester Hadassa Sandler
Médica formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1974. Membro Efetivo em 1997 e Analista Didata da SBPSP em 2005. Experiência clínica com crianças, adultos e adolescentes em prática privada desde 1974. Experiência docente em supervisão e coordenação de seminários clínicos e teóricos sobre a obra de Freud, Klein e Bion na SBPSP e outras instituições nacionais e estrangeiras desde 1998. Artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. Capítulos em livros publicados no Brasil e no estrangeiro. Tradutora de artigos e livros de Bion, Money-Kyrle, Ferro, Bolognini and Ogden.
Jorge Broide
psicanalista, doutor em psicologia social, professor do curso de psicologia da PUCSP. Trabalha desde o ano de 1976 em áreas sociais críticas. Livros sobre o tema publicados no Brasil, Argentina e Portugal.
Ricardo Goldenberg
psicanalista, mestre em Filosofia pela USP, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor dos livros "Ensaios sobre a Moral de Freud" e "Goza", Ed. Agalma, "No Círculo Cínico: ou Caro Lacan, Por Que Negar a Psicanálise aos Canalhas?", ed. Relume-Dumara, "Política e Psicanálise", Jorge Zahar Editor, "Psicologia e Análise do Eu, Solidão e Multidão", Coleção "Para ler Freud", ed. Civilização Brasileira, "Do Amor Louco e Outros Amores", "Desler Lacan", ambos da editora Instituto Langage e "Inconscientes", ed. Sinthoma.
Roberto Girola
psicanalista, pós-graduado em Teoria Psicanalítica pela Universidade São Marcos, licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e pela Facoltà Interregionale di Torino e Milano e bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade do Latrão (Roma). Autor dos livros "A Psicanálise Cura? Uma Introdução à Teoria Psicanalítica" e "Perguntas a um Psicanalista", ambos da ed. Ideias & Letras, e coautor do livro "A Supervisão Psicanalítica: Ofício e Transmissão", ed. Zagodoni. Atuou, por 20 anos, como editor e consultor editorial de várias editoras e participou, por dois anos, do Prêmio Jabuti como jurado na área de Psicologia e Pedagogia.