CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaAdela Stoppel de Gueller
psicanalista, formada em Psicologia na Universidade de Buenos Aires. Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Pós-doutora em Psicanálise pela UERJ. Atualmente coordena o Departamento de Psicanálise com Crianças no Instituto Sedes Sapientiae e os Projetos de Pesquisa Gemelar: Gemelaridade e Reprodução Assistida Novos Desafios para a Psicanálise e Sustentar: Psicanálise, infâncias e Saúde Pública. É professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica na COGEAE-PUC-SP e dos Cursos Formação em Psicanálise com Crianças e A Criança e a Palavra: a Linguagem na Clínica Interdisciplinar no Instituto Sedes Sapientiae. É autora de livros na área, entre eles: "Intoxicações Eletrônicas: O Sujeito na Era das Relações Virtuais", "Gênero e Sexualidade na Infância e na Adolescência", ed. Ágalma e "Psicanálise, Sexualidade e Gênero: um Debate em Construção", ed. Zagodoni.
Afrânio de Matos Ferreira
Psicólogo, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise da Criança, fundou o Espaço Potencial Winnicott, é coordenador em parceria e docente do curso "Um Percurso na Obra de Winnicott", no Instituto Sedes Sapientiae. Coordena o curso "Winnicott", em Brasília. É autor de livros e artigos publicados.
Aline Eugênia Camargo
Psicóloga, Psicanalista, Psicossomaticista e Professora. Mestre em Psicologia Social pela USP, membro do Departamento de Psicanálise e do Departamento de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae, docente do curso de especialização: Psicossomática Psicanalítica, corpo e clínica contemporânea. Participante de grupos de estudos e seminários sobre a psicossomática psicanalítica do Instituto de Psicossomática de Paris (IPSO). Autora do livro Fobia (São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001), coorganizadora do livro Figuras clínicas do feminino no mal-estar contemporâneo (São Paulo: Escuta, 2002) e autora de diversos artigos em coletâneas e revistas psicanalíticas sobre os temas da psicossomática e dos transtornos alimentares e obesidade.
Ana Laura Prates Pacheco
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-doutorado em Psicanálise pela UERJ (2012). É psicanalista, AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - FCL-SP, atuando principalmente nos seguintes temas: transmissão da psicanálise, infância, sexuação, feminilidade, letra, nominação e final da análise. Pesquisadora colaboradora do LABEUB/UNICAMP.
Angela Rangel da Rocha
Psicóloga, psicanalista e mestre pelo Núcleo de Psicanálise em Psicologia Clínica da PUC-SP.
Arnaldo Dominguez de Oliveira
psicanalista. Atendimento psicanalítico on-line internacional e presencial em Itatiba, São Paulo, Brasil e em Córdoba, Capital, República Argentina. Docente do CEP/SP. Supervisor do grupo "Escuta Pública Psicanalítica", atendimento on-line em Clínica Social de São Paulo. Coordenador de Grupos de Estudos Psicanalíticos e de Supervisão na Clínica Particular. Seminário semanal de transmissão no Catarse.
Belinda Mandelbaum
psicanalista com formação na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), doutora em Psicologia Social pelo IPUSP, livre-docente em Psicologia Social pelo IPUSP e coordenadora do Laboratório de Estudos da Família da USP. Autora dos livros Psicanálise da Família, Coleção Clínica Psicanalítica, e Trabalhos com Famílias em Psicologia Social, ambos da ed. Casa do Psicólogo, e de diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras.
Caterina Koltai
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo(1968), graduação em Sociologie pela Université Paris Descartes(1971), especialização em DESS on Planificacion de L'Education pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne(1975), mestrado em Planejamento dos Recursos Humanos pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne(1977), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1997), ensino-fundamental-primeiro-graupela Lycée Chateaubriand(1954), ensino-fundamental-primeiro-graupela Jardim Escola São Paulo(1956), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Dante Alighieri(1960) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Dante Alighieri(1964). Atualmente é Professora do Quadro de Carreira - Cat. ATD da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Fundamentos da Sociologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:estrangeiro, Psicanálise, Política.
Christian Ingo Lenz Dunker
psicanalista, doutor e livre-docente em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (IPUSP), professor titular do IPUSP, analista membro da Escola de Psicanálise do EPFCL-SP e coordenador do Laboratório Interunidades de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip-USP). Autor dos livros "Lacan e A Clínica da Interpretação", ed. Hacker Editores, "O Cálculo Neurótico do Gozo", ed. Escuta, "Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica: Uma Arqueologia das Práticas de Cura, Psicoterapia e Tratamento", Prêmio Jabuti 2012, ed. Annablume, "Reinvenção da Intimidade - Políticas do Sofrimento Cotidiano", ed. Ubu e "Uma Biografia da Depressão", ed. Paidós, "A Arte de amar, uma anatomia de afetos, emoções e sentimentos", ed. Record.
Clara Regina Rappaport
Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia do Escolar pela USP, é autora e coordenadora de vários artigos e livros nas áreas de Psicologia e Psicanálise, dentre os quais a “Série Psicologia do Desenvolvimento”, “Adolescência: Abordagem Psicanalítica” e “Psicanálise: Introdução à Práxis - Freud e Lacan”, todos da editora EPU, e “Encarando a Adolescência”, da editora Ática
Claudio E. M. Waks
psicólogo pela Universidade de Califórnia, Berkeley (EUA), psicanalista, supervisor e coordenador de grupos de estudo. Mestre em Psicologia Clínica PUC-SP, membro efetivo do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF), do International Sándor Ferenczi Network (ISFN) e do International Association for Relational Psychoanalysis & Psychotherapy (IARPP). Fundador/Diretor Grupo de Estudo em Psicanálise e Psicoterapia Relacionais (GEPPREL). Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Membro da Comunidade Phaneros e participante de Curso FoPAP (Curso de Formação em Pesquisa para Psicoterapia Assistida por Psicodélicos).
Daniel Delouya
É psicanalista e membro efetivo com funções didáticas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Foi presidente da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi) entre 2015 e 2017. É autor de cinco livros entre os quais Depressão, estação Psique (Escuta, 2002), e Torções na razão freudiana (2. ed., Blucher, 2019). Atualmente, dedica-se à pesquisa sobre os desdobramentos do trabalho analítico nas problemáticas culturais e políticas.
Domingos Paulo Infante
Psiquiatra, psicanalista, médico-assistente no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Membro fundador do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise com Crianças.
Durval Mazzei Nogueira Filho
psiquiatra, psicanalista, mestre em Psiquiatria pelo Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), membro do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, e da Seção São Paulo da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP). Ex-professor/colaborador do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e autor dos livros "Psicanálise e Medicina" e "Toxicomanias", "Psicanálise e Neurociência, Psiquiatria e Sexo - De que homem fala Freud?", ed. Escuta.
Edu Alvaro Manso Bastos
psicólogo, psicanalista, professor e supervisor em clínica.
Eliana Herzberg
"Psicóloga clínica e professora livre-docente do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP.
Emília Estivalet Broide
formada em Psicologia pela PUC-RS; psicanalista, pos doutora em Psicologia Clínica pela USP, doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, mestre em Saúde Pública pela FSP-USP. Consultora e supervisora na área da Saúde, Assistência Social, Educação e Direitos Humanos. Integrante do Laboratório de Psicanálise Sociedade e Política da USP. Autora do livro "A supervisão como interrogante da práxis analítica: desejo de analista e transmissão da psicanálise", ed. Escuta e coautora dos livros: "A Psicanálise em Situações Sociais Críticas: Metodologia, Clínica e Intervenções" ed. Escuta; "População de Rua: Pesquisa Social Participativa", ed. Juruá; "Pode Pá: Uma Nova Abordagem na Aplicação de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto", ed. Ateliê Editorial, 2016, além de diversos artigos em psicanálise.
Enrique Mandelbaum
psicanalista com formação de psicólogo (PUC) e doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Experiência em educação infantil, orientação escolar e na clínica psicanalítica com crianças, jovens e adultos. Ministra aulas no CEP desde 2005. Autor do livro "Franz Kafka: Um Judaísmo na Ponte do Impossível", ed. Perspectiva e artigos sobre a clínica psicanalítica e interações psico-culturais históricas.
Ernesto Duvidovich
psicanalista, analista institucional, diretor do CEP, fundador e diretor-presidente da ONG NuPAS, organizador dos livros "Maternagem - Uma Intervenção Preventiva em Saúde", ed. Casa do Psicólogo, "A Supervisão na Clínica Psicanalítica", Via Lettera Editora, e "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise" e "A Supervisão Psicanalítica: Ofício e Transmissão", ambos da ed. Zagodoni.
Franklin Winston Goldgrub
graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), em História pela Universidade de São Paulo (1973), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutor em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Foi professor titular da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Muito experiente na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica e estudos nas seguintes áreas: Epistemologia da psicanálise, metodologia psicanalítica, teoria psicanalítica, estruturalismo, lingüística, aquisição de linguagem, constituição do sujeito, drogadição, afasia, medicação psiquiátrica, psicosomática, antropologia estrutural, conflito do Oriente Médio, esporte, tendo escrito onze livros a respeito (o último -- ''Sargaços" - Teoria do método e teoria do sujeito em Psicanálise - publicado em junho de 2013) .
Geraldino Alves Ferreira Netto
Psicanalista, co-autor dos livros: “Ideias de Lacan”, ed. Iluminuras, “14 Conferências sobre Jacques Lacan”, ed. Escuta, e autor de “Wim Wenders, Psicanálise e Cinema”, ed. Unimarco.
Gonçalo Moraes Galvão
Filósofo, psicanalista, especialista em Ciência Política, mestre em Psicologia Clínica e membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. <!--[endif]-->
Graciela Haydée Barbero
Psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realizou estágio de pósdoutorado no IPUSP, no ano 2011 e 2012. Foi lider de pesquisa - UFMT/CUR e professora (adjunto 3) do curso de Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso (Campus de Rondonópolis). Com longa experiência na área de Psicologia Clínica e Psicanálise, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuou principalmente nos seguintes temas de pesquisa: homossexualidades, erotismo sadomasoquista, o papel da lei nas relações de violência, violência de gênero, estudos gay e lésbicos, gênero, identidade, violência doméstica, "Novas Conjugalidades" e união afetiva homossexual. Atualmente coordena um projeto de pesquisa-intervenção na Cadeia feminina da cidade de Rondonópolis.
Ignácio Gerber
"Psicanalista, membro efetivo e docente do Instituto de Formação da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).
Isabel da Silva Kahn Marin
psicóloga, psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Membro Sócia Fundadora da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Professora, pesquisadora e supervisora clínica/institucional do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS) da PUC-SP nas áreas da Infância, Juventude e Família. Supervisora clínica e institucional de equipes técnicas e profissionais envolvidos em programas de atenção a saúde, educação, assistência e justiça. Autora dos livros: "Febem, Família e Identidade; O Lugar do Outro", ed. Escuta, 2010; e "Violências", ed. Escuta, 2002; Autora e coorganizadora com Regina O. De Aragão do livro: "Do Que Fala o Corpo do Bebê", ed. Escuta e "Quem é o Bebê Hoje. A Construção do Humano na Contemporaneidade", ed. Blucher, 2022. Autora de numerosos artigos em livros e revistas especializadas.
José Waldemar Thiesen Turna
psicólogo, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, clínico, supervisor e professor. Autor do livro "Atendimento Psicológico às dependências químicas" ed. Zagodoni".
Julieta Jerusalinsky
psicanalista e psicóloga (UFRGS), cursou a especialização em "Estimulacion Temprana" (FEPI-Buenos Aires) e a pós graduação en "Psicoanalisis con niños" (Universidad de Buenos Aires), é mestre e doutora em psicologia clínica (PUC-SP), Integrante da Clínica Prof. Dr. Mauro Spinelli/SP, professora nos cursos de especialização em "Teoria Psicanalítica" (PUC/SP) e "Estimulação Precoce: clínica transdisciplinar de bebês" do Instituto Travessias da Infância - Centro de Estudos Lydia Coriat-SP do qual é membro fundador assim como da REDE-BEBÊ. Autora e organizadora dos Livros: "Quando Algo não vai bem com o bebê: Detecção e intervenções estruturantes em Estimulação Precoce", ed. Blucher, "Intoxicações Eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais", "Travessias e travessuras no acompanhamento terapêutico", "A criação da criança: brincar, gozo e fala entre a mãe e o bebê", "Enquanto o futuro não vêm: a psicanálise na clínica de bebês", todos pela ed. Agalma Psicanálise.
Júlio César Nascimento
psicanalista, psicólogo pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Teoria Psicanalítica pela COGEAE da PUC-SP, mestre em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise da PUC-SP, professor e supervisor clínico do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Julio Frochtengarten
Pedagogo e presbítero católico brasileiro. Exerce a função de pároco da Paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo. Além da Paróquia, também é responsável pelas missas realizadas na Capela da Universidade São Judas Tadeu, situada na mesma rua. Autor do livro: “Tinha Uma Pedra no Meio do Caminho: Invisíveis em Situação de Rua”, Matrioska editora.
Jussara Falek Brauer
graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Psicologia Clínica - Psicologia (1979) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1988), tendo defendido a livre-docência em 2000 também em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Atualmente, como professora aposentada, desenvolve atividades junto ao programa de Pós-graduação do departamento de psicologia clínica. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Investigações em psicanálise, atuando como psicanalista e como consultora para a área clínica voltada aos distúrbios graves na infância e em problemas ligados à inclusão social e escolar de crianças que os apresentam. É membro da École Lacaniènne de Psychanalyse.
Karin de Paula
praticante da Psicanálise, doutora em Processos de Singularização pela PUC-SP. Autora dos livros "$em? Sobre a Inclusão e o Manejo do Dinheiro Numa Psicanálise", ed. Casa do Psicólogo, "Do Espírito da Coisa: Um Cálculo de Graça - Sobre o Percurso de Uma Psicanálise", ed. Escuta, "Trabalhando com a Psicanálise: Dos Porta-Dores da Peste", no livro: "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise" e "Clínica Psicanalítica das Neuroses", Série Prática Clínica, ambos da ed. Zagodoni, "Atendimento Psicanalítico da Depressão", ed. Zagodoni em organização com Daniel Kupermann, entre outros artigos publicados. Professora e supervisora em universidades e no Curso de Formação em Psicanálise. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise e Psicoses (CEP).
Leda Affonso Figueiredo Herrmann
Historiador, pedagogo, trabalha há 23 anos na área da educação, tendo atuado como professor, orientador educacional, diretor de unidade e coordenador pedagógico em escolas da rede particular de ensino.
Leda Maria Codeço Barone
Psicanalista, doutora em Psicologia pelo IPUSP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e da SBPSP, membro do Conselho Editorial da Revista “Percurso”, e professora do Programa de Mestrado em Psicologia Educacional do Centro Universitário (FIEO). Organizadora dos livros “O Psicanalista: Hoje e Amanhã”, “A Psicanálise e a Clínica Extensa”, “Ruptura de Campo” e “Interpretação e Cura”, ed. Casa do Psicólogo.
Léia Priszkulnik
Concluiu Mestrado em Psicologia Clínica em 1986 e o Doutorado em Psicologia Clínica em 1993, ambos pela Universidade de São Paulo. É Professora Doutora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, tendo ingressado em 1978. É docente, orientadora e pesquisadora na Graduação e na Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana no Instituto de Biociências. Atualmente, coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área da Psicologia Clínica, com ênfase na Psicanálise de Freud e de Lacan.
Lúcia Helena Rodrigues Navarro
Possui graduação em Psicologia: Bacharel e Formação de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1990), especialização em Fundamentos Filosóficos da Psicologia e Psicanális pela Universidade Estadual de Campinas(1996) e mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo(2003). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Luiz Tenório de Oliveira Lima
Psiquiatra, psicanalista, professor e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).
Maria Cristina Ocariz
Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro do Departamento de Psicanálise, professora e supervisora do curso “Psicanálise: Teoria e Clínica” e coordenadora do curso “Conceitos Fundamentais da Teoria Jacques Lacan”, do Instituto Sedes Sapientiae. Autora do livro “O Sintoma e a Clínica Psicanalítica. O Curável e o Que Não Tem Cura”, Via Lettera Editora.
Maria Lúcia de Araújo Andrade
Psicanalista, professora do Departamento de Psicologia Clínica da USP, orientadora no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP, coordenadora do “Laboratório Sujeito e Corpo” e coordenadora do curso de especialização lato-sensu Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise (Freud-Lacan).
Maria Lúcia de Moraes Borges Calderoni
Psicóloga, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise e coordenadora de Equipe Clínica da Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae, professora de História da Psicopatologia e de Psicopatologia Psicanalítica no Curso de Pós-Graduação em Psicopatologia NAIPPE/USP. Autora, entre outros, do ensaio: “As Origens da Cisão entre Medicina e Palavra in Psicopatologia: Vertentes, Diálogos”, Via Lettera Editora.
Maria Olympia de A. F. França
Psicanalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.
Marisa A. Belém
psicanalista, mestra em Psicologia Clínica pela PUC-SP e docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Autora do livro "Mulher no Brasil - Nossas Marcas e Mitos. Ensaio de Psicanálise", ed. Escuta.
Marta Foster
Psicanalista, membro da International Psychoanalytical Association, membro efetivo e docente da SBPSP e membro da Comissão de Ensino da SBPSP, coordenadora de grupos de estudos da obra de Freud desde 1985, Klein e Bion desde 1996. É autora de trabalhos científicos publicados nos livros "Pesquisando com o Método Psicanalítico", ed. Casa do Psicólogo, e "Psicanálise: Evoluções", ed. Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto e nas revistas "Jornal de Psicanálise" e "Revista Brasileira de Psicanálise".
Mira Wajntal
Psicologa, psicanalista, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), Bacharelado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestre em Psicologia Clínica - Núcleo de Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Especialista em Psicologia Clínica. Foi efetivo da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e Bolsista PET (COAPES-SMS PMSP) Unidade Básica de Saúde Vila Romana. Trabalha em consultório Sua larga experiência clínica abrange: clínica com crianças, bebês, adultos e família, além de dar aulas (SEDES) e supervisão clinica
Monica Seincman
psicanalista, linguista, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP, docente no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Myriam Uchitel
Psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, docente do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e coordena o Grupo de Trabalho e Pesquisa: "Fases do Traumático" no mesmo Instituto. Autora dos livros “Além dos Limites da Interpretação” e “Neurose Traumática”, ed. Casa do Psicólogo.
Noemi Moritz Kon
Psicóloga, psicanalista, membro do departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, mestre e doutora em Psicologia Social pelo IPUSP, professora dos cursos de pós-graduação Psicopatologia NAIPPE-USP e Saúde Mental: Teoria Psicanalítica do Laboratório de Saúde Mental Coletiva (LASAMEC), do Departamento Materno Infantil da Faculdade de Saúde Pública da USP. Autora de “Freud e seu Duplo: Reflexões entre Psicanálise e Arte”, Edusp/Fapesp, e “A Viagem: da Literatura à Psicanálise”, ed. Cia.das Letras.
Nora Beatriz Susmanscky de Miguelez
Psicanalista, doutora pela PUC-SP, docente e supervisora do Curso Formação em Psicanálise do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Autora do livro "Complexo de Édipo", ed. Casa do Psicólogo, e co-autora do livro "Trauma, Memória e Transmissão: A Incidência da Política na Clínica Psicanalítica", Primavera Editorial, assim como de diversos artigos em publicações especializadas.
Oscar Angel Cesarotto
Psicanalista, professor de Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Autor dos livros: "Um Affair Freudiano", "Jacques Lacan: Uma Biografia Intelectual", "Ideias de Lacan"; "No Olho do Outro", "Contra Natura Ensaios de Psicanálise e Antropologia Surreal"; "O Verão da Lata"; "Tango Malandro" e "Sedições", todos editados pela ed. Iluminuras.
Patrícia Vianna Getlinger
Psicanalista, membro do Departamento de Psicanalise do Instituto Sedes Sapientiae.
Paulina Cymrot
Psicanalista, doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), docente e supervisora do curso de aprimoramento em Psicoterapia Psicanalítica da UNIFESP, professora titular e supervisora clínica da área de Psicanálise da UNIP e docente do Curso do CEPSI-Psicoterapia Psicanalítica. Autora dos livros “Elaboração Psíquica - Teoria e Clínica Psicanalítica”, ed. Escuta, e “Ninguém Escapa de Si Mesmo: Psicanálise com Humor”, ed. Casa do Psicólogo.
Paulo Endo
Psicanalista, professor doutor do Instituto de Psicologia e do Programa de Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Raul Albino Pacheco Filho
Psicólogo, psicanalista e doutor pelo Instituto de Psicologia da USP; coordenador do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social e professor associado da Faculdade de Psicologia da PUC-SP; coordenador científico do Laboratório Psicanálise e Sociedade da USP.
Regina Célia C. de Carvalho (Chu)
psicanalista, professora da PUC-SP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. É acompanhante terapêutica (AT) e ministra o Curso Introdução ao Acompanhamento Terapêutico.
Ricardo Almeida Prado
Psiquiatra, psicanalista da disciplina de Psicoterapia da Escola Paulista de Medicina (EPM) e mestrando em Saúde Mental pela EPM - UNIFESP.
Rinaldo Voltolini
Psicanalista, doutorado em Psicologia na USP, pós-doutoramento em psicogênese e psicopatologia pela Université Paris XIII, professor livre docente da Faculdade de Educação da USP. Coeditor da revista Estilos da Clínica, coordenador do LEPSI (Laboratório de Estudos Psicanalíticos da Infância e Educação). Autor de vários livros e artigos sobre Psicanálise, infância e educação.
Rodolpho Ruffino
psicanalista, membro correspondente da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), co-autor do livro: "Adolescência", ed. Artes e Ofícios.
Rodrigo Blum
Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, integrante do Grupo de Transmissão e Estudos de Psicanálise, professor convidado do Centro de Estudos Psicanalíticos; terapeuta da Clínica do Testemunho
Sergio Telles
psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, onde coordena o grupo "Psicanálise e Cultura", e faz parte do corpo editorial da Revista Percurso. Colabora na grande imprensa e é autor, entre outros, de "Fragmentos Clínicos de Psicanálise" e "O Psicanalista Vai ao Cinema", ed. Casa do Psicólogo, e "Posto de Observação - Reverberações Psicanalíticas sobre o Cotidiano, Arte e Literatura", ed. Blucher.
Sidnei Artur Goldberg
Psicanalista, membro da APPOA, editor da Revista de Psicanálise “Textura”, diretor da coleção Discurso Psicanalítico da editora Ágalma, co-autor de: “Sobre o Desejo Masculino”, ed. Ágalma, “Temas da Clínica Psicanalítica” e “Sexualidade Feminina e Masculina”, ed. Experimento.
Sílmia Sobreira
Psicóloga, psicanalista e membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - São Paulo (EPFCL-SP).
Suely Gevertz
Psicóloga, psicanalista, professora do Instituto Sedes Sapientiae e no curso "Psicanálise para Formação de Psicoterapeutas", do Centro de Estudos Paulista de Psiquiatria.
Suzete Capobianco
psicóloga, psicanalista, mestra em Psicologia Clínica pela PUC-SP e membro do Centro de Estudos da Teoria dos Campos (CETEC).
Tales A. M. Ab´Sáber
psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, mestre em Artes pela ECA-USP, doutor em Psicologia Clínica pelo IPUSP e professor de Filosofia da Psicanálise no Curso de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Autor dos livros "O Sonhar Restaurado - Formas do Sonhar em Bion, Winnicott e Freud", ed. 34 (Prêmio Jabuti 2006), e "Dilma Rousseff e o Ódio Político", ed. Hedra.
Tiago Corbisier Matheus
é psicanalista, membro no Grupo de Transmissão em Psicanálise (GTEP) do Instituto Sedes Sapientiae, professor do curso de Administração Pública e pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). É doutor em Psicologia Social pela PUC/SP e autor dos livros "Ideais na Adolescência: Falta (d)e Perspectivas na Virada do Século" ed. Annablume-FAPESP e "Adolescência: História Política do Conceito na Psicanálise", ed. Artesã.
Wagner Ranña
Médico, Pediatra, Psicanalista, Psiquiatra Infanto-juvenil, Mestrado pela Faculdade de Medicina da USP, Membro do Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae, Professor do Curso de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae, Docente do Instituto da Criança do HC-FMUSP, Docente da Residência de Medicina de Família e Comunidade da FMUSP, Coordenador e Supervisor de Projetos em Saúde Mental Infanto-juvenil, Educação Inclusiva e de Detecção e Intervenção Precoce em Psicopatologias Graves da Infância, Co-organizador e autor da série Psicossoma, autor de diversos artigos sobre psicanálise e psicossomática.
Walkiria Helena Grant
Membro Efetivo e Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBPRJ). Diretora de Comunidade e Cultura da Federação Brasileira de Psicanálise - FEBRAPSI, onde também coordena a Comissão de Psicanálise, Racismo e Práticas Antirracismo. Editoria da seção Vórtice da Revista Calibán da Federação de Psicanálise da América Latina - FEPAL e Membro do Comitê de Assistência Psicanalítica em Crises e Emergências Mundiais (<em>Committee on Psychoanalytic Assistance in World Crises and Emergencies</em> - PACE - IPA).