CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaPor que é sempre o supervisionando quem apresenta o caso e não o supervisor?
A proposta desta atividade é inverter as posições do supervisor e do supervisionando, questionando-se a verticalidade que está implicada nesse ritual. Constatamos que analistas com uma mesma formação teórica e/ou institucional podem na prática clínica atuar de formas extremamente diferentes.Psicanalistas Convidados
Adela Stoppel de Gueller
psicanalista, formada em Psicologia na Universidade de Buenos Aires. Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Pós-doutora em Psicanálise pela UERJ. Atualmente coordena o Departamento de Psicanálise com Crianças no Instituto Sedes Sapientiae e os Projetos de Pesquisa Gemelar: Gemelaridade e Reprodução Assistida Novos Desafios para a Psicanálise e Sustentar: Psicanálise, infâncias e Saúde Pública. É professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica na COGEAE-PUC-SP e dos Cursos Formação em Psicanálise com Crianças e A Criança e a Palavra: a Linguagem na Clínica Interdisciplinar no Instituto Sedes Sapientiae. É autora de livros na área, entre eles: "Intoxicações Eletrônicas: O Sujeito na Era das Relações Virtuais", "Gênero e Sexualidade na Infância e na Adolescência", ed. Ágalma e "Psicanálise, Sexualidade e Gênero: um Debate em Construção", ed. Zagodoni.
Afrânio de Matos Ferreira
Psicólogo, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise da Criança, fundou o Espaço Potencial Winnicott, é coordenador em parceria e docente do curso "Um Percurso na Obra de Winnicott", no Instituto Sedes Sapientiae. Coordena o curso "Winnicott", em Brasília. É autor de livros e artigos publicados.
Aline Eugênia Camargo
Psicóloga, Psicanalista, Psicossomaticista e Professora. Mestre em Psicologia Social pela USP, membro do Departamento de Psicanálise e do Departamento de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae, docente do curso de especialização: Psicossomática Psicanalítica, corpo e clínica contemporânea. Participante de grupos de estudos e seminários sobre a psicossomática psicanalítica do Instituto de Psicossomática de Paris (IPSO). Autora do livro Fobia (São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001), coorganizadora do livro Figuras clínicas do feminino no mal-estar contemporâneo (São Paulo: Escuta, 2002) e autora de diversos artigos em coletâneas e revistas psicanalíticas sobre os temas da psicossomática e dos transtornos alimentares e obesidade.
Ana Cecília Magtaz Scazufca
Psicóloga, psicanalista, doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora do Curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Angela Rangel da Rocha
Psicóloga, psicanalista e mestre pelo Núcleo de Psicanálise em Psicologia Clínica da PUC-SP.
Anna Maria Amaral
Psicanalista, membro, professora e supervisora do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.
Antonio Carlos Farjani
psicanalista, ex-professor das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), mestre em Psicologia do Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP e autor dos livros "Édipo Claudicante", ed. Edicon, "A Linguagem dos Deuses", ed. Mercuryo, "Psicanálise e Quantum", ed. Plêiade, "Mistérios da Lua. Uma Fábula Bíblica Escrita nas Estrelas", ed. Hemus, entre outros.
Arnaldo Dominguez de Oliveira
psicanalista. Atendimento psicanalítico on-line internacional e presencial em Itatiba, São Paulo, Brasil e em Córdoba, Capital, República Argentina. Docente do CEP/SP. Atendimento on-line em Clínica Social de São Paulo. Coordenador de Grupos de Estudos Psicanalíticos e de Supervisão na Clínica Particular. Seminário semanal de transmissão no Catarse.
Belinda Mandelbaum
psicanalista com formação na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), doutora em Psicologia Social pelo IPUSP, livre-docente em Psicologia Social pelo IPUSP e coordenadora do Laboratório de Estudos da Família da USP. Autora dos livros Psicanálise da Família, Coleção Clínica Psicanalítica, e Trabalhos com Famílias em Psicologia Social, ambos da ed. Casa do Psicólogo, e de diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras.
Berenice Neri Blanes
Possui especialização em Formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae(1987). Atualmente é Docente do Instituto Sedes Sapientiae. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em PSICANÁLISE.
Caterina Koltai
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo(1968), graduação em Sociologie pela Université Paris Descartes(1971), especialização em DESS on Planificacion de L'Education pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne(1975), mestrado em Planejamento dos Recursos Humanos pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne(1977), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1997), ensino-fundamental-primeiro-graupela Lycée Chateaubriand(1954), ensino-fundamental-primeiro-graupela Jardim Escola São Paulo(1956), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Dante Alighieri(1960) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Dante Alighieri(1964). Atualmente é Professora do Quadro de Carreira - Cat. ATD da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Fundamentos da Sociologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:estrangeiro, Psicanálise, Política.
Cícero José Campos Brasiliano
Psicanalista e membro efetivo da SBPSP.
Claudio Bastidas
Psicanalista, doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e membro do Laboratório de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Psíquico e a Criatividade em Diferentes Abordagens Psicoterápicas (LAPECRI-USP). Autor de cinco livros, dentre eles “Clínica Psicodinâmica: Olhares Contemporâneos” (Organizado com Santuza Cavalini), Vetor Editora. <!--[endif]-->
Claudio E. M. Waks
psicólogo pela Universidade de Califórnia, Berkeley (EUA), psicanalista, supervisor e coordenador de grupos de estudo. Mestre em Psicologia Clínica PUC-SP, membro efetivo do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF), do International Sándor Ferenczi Network (ISFN) e do International Association for Relational Psychoanalysis & Psychotherapy (IARPP). Fundador/diretor Grupo de Estudo em Psicanálise e Psicoterapia Relacionais (GEPPREL). Membro-fundador, secretário executivo do Instituto Brasileiro de Psicoterapia e Psicanálise Relacional (IBPPR). Membro da Comunidade Phaneros e participante de Curso FoPAP Curso de Formação em Pesquisa para Psicoterapia Assistida por Psicodélicos. Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Cristina M. E. Herrera
Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, integrante da equipe de profissionais responsáveis pela Clínica Psicológica, coordenadora da equipe clínica de estagiários, supervisora e integrante da equipe de profissionais responsáveis pelo projeto "Práxis: Aprimoramento em Clínica Institucional", na clínica do mesmo instituto.
Cybelle Weinberg
Psicanalista, mestre em Ciências pela FMUSP, doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-SP, coordenadora da Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN) e coordenadora geral da Casa Viva, Clínica de Tratamento dos Transtornos Alimentares. Autora dos livros “Geração Delivery - Adolescer no Mundo Atual” (org.), Sá Editora, “Do Altar às Passarelas - da Anorexia Santa à Anorexia Nervosa” (orgs. Weinberg e Cordás), Annablume Editora, e “Por que Estou Assim? - Os Momentos Difíceis da Adolescência”, Sá Editora.
Daisy Wajnberg
Psicanalista, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, doutora em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela USP. Autora dos livros “Jardim dos Arabescos - Uma Leitura das Mil e Uma Noites”, Imago Editora, e “Gosto da Glosa: Esaú e Jacó na Tradição Judaica”, ed. Humanitas
Daniel Delouya
É psicanalista e membro efetivo com funções didáticas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Foi presidente da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi) entre 2015 e 2017. É autor de cinco livros entre os quais Depressão, estação Psique (Escuta, 2002), e Torções na razão freudiana (2. ed., Blucher, 2019). Atualmente, dedica-se à pesquisa sobre os desdobramentos do trabalho analítico nas problemáticas culturais e políticas.
Daniel Kupermann
psicanalista, professor livre docente do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP, vice-presidente da International Sándor Ferenczi Network, autor de vários artigos e livros, com destaque para Por que Ferenczi?, ed. Zagodoni, publicado também em inglês e em francês.
David Calderoni
Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e pós-doutor pelo IPUSP.
Domingos Paulo Infante
Psiquiatra, psicanalista, médico-assistente no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Membro fundador do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise com Crianças.
Durval Mazzei Nogueira Filho
psiquiatra, psicanalista, mestre em Psiquiatria pelo Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), membro do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, e da Seção São Paulo da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP). Ex-professor/colaborador do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e autor dos livros "Psicanálise e Medicina" e "Toxicomanias", "Psicanálise e Neurociência, Psiquiatria e Sexo - De que homem fala Freud?", ed. Escuta.
Edu Alvaro Manso Bastos
psicólogo, psicanalista, professor e supervisor em clínica.
Elisa Maria Parahyba Campos
Psicóloga, psicanalista, mestre e doutora em Psicologia Clínica pelo IPUSP, orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da USP, criadora e coordenadora do Laboratório Chronos - Centro Humanístico de Recuperação em Oncologia e Saúde.
Elizeth Andrade de Oliveira
psicóloga e psicanalista.
Elsa Oliveira Dias
Psicóloga, psicanalista, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP e professora. Autora do livro: “A Teoria do Amadurecimento D. W. Winnicott”, Imago Editora.
Emília Estivalet Broide
formada em Psicologia pela PUC-RS; psicanalista, pos doutora em Psicologia Clínica pela USP, doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, mestre em Saúde Pública pela FSP-USP. Consultora e supervisora na área da Saúde, Assistência Social, Educação e Direitos Humanos. Integrante do Laboratório de Psicanálise Sociedade e Política da USP. Autora do livro "A supervisão como interrogante da práxis analítica: desejo de analista e transmissão da psicanálise", ed. Escuta e coautora dos livros: "A Psicanálise em Situações Sociais Críticas: Metodologia, Clínica e Intervenções" ed. Escuta; "População de Rua: Pesquisa Social Participativa", ed. Juruá; "Pode Pá: Uma Nova Abordagem na Aplicação de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto", ed. Ateliê Editorial, 2016, além de diversos artigos em psicanálise.
Emir Tomazelli
Psicanalista, professor do Instituto Sedes Sapientiae no Departamento de Formação em Psicanálise, doutor pelo IPUSP, especialista em Psicologia da Educação na Área da Construção do Conhecimento e coordenador do Núcleo de Estudos sobre a Agressividade Humana (NEAH). Autor dos livros: “Corpo e Conhecimento – uma Visão Psicanalítica”, ed. Casa do Psicólogo, e “Psicanálise: uma Leitura Trágica do Conhecimento”, ed. Rosari.
Enrique Mandelbaum
membro filiado do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Com formação de psicólogo (PUC) e doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Experiência em educação infantil, orientação escolar e na clínica psicanalítica com crianças, jovens e adultos. Ministra aulas no CEP desde 2005. Autor dos livros "Frações de Entendimento Íntimo- exercícios críticos de autoanálise com a história e a literatura", Benjamin Editorial, 2023 e "Franz Kafka: Um Judaísmo na Ponte do Impossível", ed. Perspectiva, 2003.
Ernesto Duvidovich
psicanalista, analista institucional, diretor do CEP, fundador e diretor-presidente da ONG NuPAS, organizador dos livros "Maternagem - Uma Intervenção Preventiva em Saúde", ed. Casa do Psicólogo, "A Supervisão na Clínica Psicanalítica", Via Lettera Editora, "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise" e "A Supervisão Psicanalítica: Ofício e Transmissão", ambos da ed. Zagodoni.
Ernesto René Sang
Psicanalista, membro efetivo da SBP-SP, mestre em Psicologia Clínica pela USP, professor do curso de Psicoterapia Psicanalítica lato-sensu na Pós-Graduação da USP.
Esio dos Reis Filho
Psiquiatra, psicanalista, professor do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e do Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e da Adolescência.
Fábio Riemenschneider
Psicanalista e professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Autor do livro “Da Histeria... para Além dos Sonhos”, ed. Casa do Psicólogo.
Fani Hisgail
Psicanalista, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, pesquisadora do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise (CESPUC) e membro do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da PUC-SP. Autora do livro: "Pedofilia, um Estudo Psicanalítico", ed. Iluminuras, e organizadora dos livros “14 Conferências sobre Jacques Lacan”, ed. Escuta, "Biografia: Sintoma da Cultura", Hacker Editores, "A Ciência dos Sonhos: um Século de Interpretação Freudiana", ed. Unimarco.
Fernando Cembranelli
psiquiatra e psicanalista, mestre em psicologia Clinica pela PUC-SP; dirige a Coleção Páthos, da ed. Escuta, pela qual foram publicadas duas obras de Christopher Bollas: "A sombra do Objeto" e "Forças do Destino" (autor da apresentação e prefácio da edição brasileira de Forças do Destino). Supervisor de instituições públicas e privadas de saúde; foi diretor médico do Hospital-Dia "A Casa" por 20 anos.
Franklin Winston Goldgrub
graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), em História pela Universidade de São Paulo (1973), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutor em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Foi professor titular da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Muito experiente na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica e estudos nas seguintes áreas: Epistemologia da psicanálise, metodologia psicanalítica, teoria psicanalítica, estruturalismo, lingüística, aquisição de linguagem, constituição do sujeito, drogadição, afasia, medicação psiquiátrica, psicosomática, antropologia estrutural, conflito do Oriente Médio, esporte, tendo escrito onze livros a respeito (o último -- ''Sargaços" - Teoria do método e teoria do sujeito em Psicanálise - publicado em junho de 2013) .
Geraldino Alves Ferreira Netto
Psicanalista, co-autor dos livros: “Ideias de Lacan”, ed. Iluminuras, “14 Conferências sobre Jacques Lacan”, ed. Escuta, e autor de “Wim Wenders, Psicanálise e Cinema”, ed. Unimarco.
Gonçalo Moraes Galvão
Filósofo, psicanalista, especialista em Ciência Política, mestre em Psicologia Clínica e membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. <!--[endif]-->
Isabel da Silva Kahn Marin
psicóloga, psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Membro Sócia Fundadora da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Professora, pesquisadora e supervisora clínica/institucional do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS) da PUC-SP nas áreas da Infância, Juventude e Família. Supervisora clínica e institucional de equipes técnicas e profissionais envolvidos em programas de atenção a saúde, educação, assistência e justiça. Autora dos livros: "Febem, Família e Identidade; O Lugar do Outro", ed. Escuta, 2010; e "Violências", ed. Escuta, 2002; Autora e coorganizadora com Regina O. De Aragão do livro: "Do Que Fala o Corpo do Bebê", ed. Escuta e "Quem é o Bebê Hoje. A Construção do Humano na Contemporaneidade", ed. Blucher, 2022. Autora de numerosos artigos em livros e revistas especializadas.
Isabel Marazina
Possui graduação em Psicologia pela Universidad Católica de Córdoba Córdoba Argentina(1972), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2004) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo(2012). Atualmente é pesquisador da Universidade de São Paulo e psicanalista da Clínica Particular. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Pesquisa em Saude mental.
Ivonise Fernandes da Motta
Psicanalista, doutora em Psicanálise pela Universidade Paris 7 – Denis Diderot, com pós-doutorado no Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Núcleo de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. Autora de “La Mémoire Corporelle e Le Transfert”, “Presses Universitaires du Septentrion”, (França,1999), “A Memória Corporal e a Transferência”, ed. Via Lettera, Brasil, (2002), “Psicanálise do Sensível – Fundamentos e Clínica”, ed. Ideias & Letras, (2010), coautora de “Virando Gente – A História do Nascimento Psíquico”, ed. Ideias&Letras, (2014), “A Descoberta de Si - Mesmo na Visão de Uma Psicanálise do Sensível”, ed. Ideias & Letras (2017), coordenadora da cartilha: “Autismo – do que se trata” (Autografia, 2018), produtora e codiretora do curta-metragem “Cornélio Penna- nos Benefícios da Depressão” lançado em 2019, autora da reedição do livro “Memória Corporal e Transferência-Fundamentos para Uma Psicanálise do Sensível”, ed. INM, (2021).
Jaime Betts
Psicanalista, membro da APPOA, co-autor dos livros: “Sob o Véu Transparente: Recortes do Processo Criativo com Claudia Stern” e “(Re)velações do Olhar: Recortes do Processo Criativo com Liana Timm”, Território das Artes Editora.
Jorge Broide
psicanalista, doutor em psicologia social, professor do curso de psicologia da PUCSP. Trabalha desde o ano de 1976 em áreas sociais críticas. Livros sobre o tema publicados no Brasil, Argentina e Portugal.
José Waldemar Thiesen Turna
psicólogo, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, clínico, supervisor e professor. Autor do livro "Atendimento Psicológico às dependências químicas" ed. Zagodoni".
Julieta Jerusalinsky
psicanalista e psicóloga (UFRGS), cursou a especialização em "Estimulacion Temprana" (FEPI-Buenos Aires) e a pós graduação en "Psicoanalisis con niños" (Universidad de Buenos Aires), é mestre e doutora em psicologia clínica (PUC-SP), Integrante da Clínica Prof. Dr. Mauro Spinelli/SP, professora nos cursos de especialização em "Teoria Psicanalítica" (PUC/SP) e "Estimulação Precoce: clínica transdisciplinar de bebês" do Instituto Travessias da Infância - Centro de Estudos Lydia Coriat-SP do qual é membro fundador assim como da REDE-BEBÊ. Autora e organizadora dos Livros: "Quando Algo não vai bem com o bebê: Detecção e intervenções estruturantes em Estimulação Precoce", ed. Blucher, "Intoxicações Eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais", "Travessias e travessuras no acompanhamento terapêutico", "A criação da criança: brincar, gozo e fala entre a mãe e o bebê", "Enquanto o futuro não vêm: a psicanálise na clínica de bebês", todos pela ed. Agalma Psicanálise.
Júlio César Nascimento
psicanalista, psicólogo pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Teoria Psicanalítica pela COGEAE da PUC-SP, mestre em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise da PUC-SP, professor e supervisor clínico do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Jussara Falek Brauer
graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Psicologia Clínica - Psicologia (1979) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1988), tendo defendido a livre-docência em 2000 também em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Atualmente, como professora aposentada, desenvolve atividades junto ao programa de Pós-graduação do departamento de psicologia clínica. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Investigações em psicanálise, atuando como psicanalista e como consultora para a área clínica voltada aos distúrbios graves na infância e em problemas ligados à inclusão social e escolar de crianças que os apresentam. É membro da École Lacaniènne de Psychanalyse.
Karin de Paula
praticante da Psicanálise, doutora em Processos de Singularização pela PUC-SP. Autora dos livros "$em? Sobre a Inclusão e o Manejo do Dinheiro Numa Psicanálise", ed. Casa do Psicólogo, "Do Espírito da Coisa: Um Cálculo de Graça - Sobre o Percurso de Uma Psicanálise", ed. Escuta, "Trabalhando com a Psicanálise: Dos Porta-Dores da Peste", no livro: "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise" e "Clínica Psicanalítica das Neuroses", Série Prática Clínica, ambos da ed. Zagodoni, "Atendimento Psicanalítico da Depressão", ed. Zagodoni em organização com Daniel Kupermann, entre outros artigos publicados. Professora e supervisora em universidades e no Curso de Formação em Psicanálise. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise e Psicoses (CEP).
Leda Maria Codeço Barone
Psicanalista, doutora em Psicologia pelo IPUSP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e da SBPSP, membro do Conselho Editorial da Revista “Percurso”, e professora do Programa de Mestrado em Psicologia Educacional do Centro Universitário (FIEO). Organizadora dos livros “O Psicanalista: Hoje e Amanhã”, “A Psicanálise e a Clínica Extensa”, “Ruptura de Campo” e “Interpretação e Cura”, ed. Casa do Psicólogo.
Leonardo Beni Tkacz
Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), mestrado pelo Instituto de Psicologia da USP. Autor de artigos psicanalíticos em várias revistas especializadas.
Leonardo Luiz
Pós-doutor (2018) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre (2003) e Doutor (2010) pelo Programa de Pós-Graduandos em Psicologia Clínica no Núcleo de Métodos Psicanalíticos e Formações da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Teoria Psicanalítica (COGEAE-PUC/SP, 1999). Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1997), É autor dos livros: "Loucos por música" (Patuá, 2018); "Música no divã: sonoridades psicanalíticas", (3 ed. Casa do psicólogo, 2014), "Música no divã" (Via Lettera, 2011), e "Vitrola Psicanalítica" (Via Lettera, 2005). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em PSICOLOGIA CLÍNICA e Gestão de Pessoas atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Música, Clínica, Escuta, Afetação musical; Comportamento organizacional, treinamento, desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos. Atua também como consultor de Recursos Humanos ministrando cursos e palestras a respeito das relações humanas nas organizações de trabalho. Supervisor de Estágios Clínicos. Psicanalista autônomo desde 1997. Docente Universitário desde 2000.
Lia Pitliuk
psicanalista. Membro do Departamento de Psicanálise, do Espaço Potencial Winnicott e do Departamento de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae, onde é docente no curso de formação de analistas e coordenadora dos grupos Winnicott: leituras e reflexões, EmLinha - Grupo de estudos e pesquisa sobre a clínica psicanalítica online e Parentalidade. Docente no Curso de pós-graduação do Instituto Gerar e em cursos livres do Instituto Gerar, do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro e do EFESP. Autora do livro "A sustentação de uma clínica psicanalítica em-linha", ed. Escuta. Coordenadora de grupos de estudo sobre Freud, Winnicott e Bollas.
Maria Cristina Barbetta Mileo
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e Mestrado em Psicologia Clinica concluído na mesma instituição (2003). Atualmente, leciono no curso de Psicologia da Universidade Anhembi Morumbi - Laureate International Universities. No CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos ministro aulas e participo de discussões clinicas. Possuo experiência na área de Psicologia Clinica e Educacional, com ênfase nos seguintes temas: psicanálise, sofrimento psíquico, história libidinal.
Maria Cristina Ocariz
Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro do Departamento de Psicanálise, professora e supervisora do curso “Psicanálise: Teoria e Clínica” e coordenadora do curso “Conceitos Fundamentais da Teoria Jacques Lacan”, do Instituto Sedes Sapientiae. Autora do livro “O Sintoma e a Clínica Psicanalítica. O Curável e o Que Não Tem Cura”, Via Lettera Editora.
Maria Cristina Rios Magalhães
Psicanalista, diretora da Livraria Pulsional - Centro de Psicanálise e da Editora Escuta. Autora de vários artigos e organizadora das coletâneas “Na Sombra da Cidade” e “Psicofarmacologia e Psicanálise”, ed. Escuta, e foi coordenadora da Rede dos Estados Gerais da Psicanálise.
Maria da Penha Zabani Lanzoni
Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro efetivo e docente da SBPSP, membro efetivo, analista didata e docente da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ) e membro fundadora do Centro de Estudos da Teoria dos Campos (CETEC
Maria Elisa Pessoa Labaki
Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e professora do Curso de Psicossomática Psicanalítica no mesmo instituto. Autora do livro: “Morte”, Coleção Clínica Psicanalítica editada pela Casa do Psicólogo.
Maria Lúcia de Moraes Borges Calderoni
Psicóloga, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise e coordenadora de Equipe Clínica da Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae, professora de História da Psicopatologia e de Psicopatologia Psicanalítica no Curso de Pós-Graduação em Psicopatologia NAIPPE/USP. Autora, entre outros, do ensaio: “As Origens da Cisão entre Medicina e Palavra in Psicopatologia: Vertentes, Diálogos”, Via Lettera Editora.
Maria Olympia de A. F. França
Psicanalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.
Marianna Schontag
psicóloga pela PUC-SP, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise da PUC-SP, professora e supervisora clínica do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Marion Minerbo
Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1980), é doutora em Medicina (Psicanálise) pela UNIFESP (1997). É analista didata e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Desenvolve trabalhos e publica principalmente nas seguintes áreas: psicopatologia psicanalítica (teoria e clínica), processos de constituição psíquica no mundo contemporâneo e novos desafios para clínica psicanalítica atual . Assinou a coluna "Coisas Loucas" na Folha Equilíbrio, em que analisava fenômenos da atualidade.
Marisa A. Belém
psicanalista, mestra em Psicologia Clínica pela PUC-SP e docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Autora do livro "Mulher no Brasil - Nossas Marcas e Mitos. Ensaio de Psicanálise", ed. Escuta.
Marli Ciriaco Vianna
É psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, atuante no Grupo de Transmissão e Estudos de Psicanálise e professora do curso Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea no mesmo departamento.
Marta Foster
Psicanalista, membro da International Psychoanalytical Association, membro efetivo e docente da SBPSP e membro da Comissão de Ensino da SBPSP, coordenadora de grupos de estudos da obra de Freud desde 1985, Klein e Bion desde 1996. É autora de trabalhos científicos publicados nos livros "Pesquisando com o Método Psicanalítico", ed. Casa do Psicólogo, e "Psicanálise: Evoluções", ed. Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto e nas revistas "Jornal de Psicanálise" e "Revista Brasileira de Psicanálise".
Mauricio Castejón Hermann
Psicanalista, acompanhante terapêutico (AT), supervisor clínico, doutor em Psicologia Clínica pelo IPUSP e Diretor do Attenda - Transmissão e Clínica em AT e Psicanálise. Autor do livro “Acompanhamento Terapêutico e Psicose: articulador do Real, Simbólico e Imaginário”, ed. Metodista, traduzido para o espanhol pela Editora Letra Viva (Buenos Aires) e autor de artigos sobre a clínica psicanalítica, também sobre AT.
Mira Wajntal
Psicologa, psicanalista, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), Bacharelado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestre em Psicologia Clínica - Núcleo de Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Especialista em Psicologia Clínica. Foi efetivo da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e Bolsista PET (COAPES-SMS PMSP) Unidade Básica de Saúde Vila Romana. Trabalha em consultório Sua larga experiência clínica abrange: clínica com crianças, bebês, adultos e família, além de dar aulas (SEDES) e supervisão clinica
Miriam Debieux Rosa
Professora Titular do Departamento e do PPG de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP. Coordena o Laboratório Psicanálise, Sociedade e Politica (PSOPOL/IPUSP) e o Grupo Veredas: psicanálise e imigração (PSOPOL/IPUSP). É Presidente da Rede Interamericana de Psicanálise e Política (REDIPPOL) e pesquisadora da Rede Internacional Coletivo Amarrações: políticas com adolescentes. Tem sido bolsista produtividade do CNPq, atualmente com o projeto Violências e a política dos afetos: o adolescente e o imigrante. Membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP Psicanálise: Política e Cultura. Fez Pós- Doutorado pela Université Paris Diderot, PARIS 7, França., bolsista CNPq, Brasil (setembro 2015 a julho 2016), na temática de violência e imigração. Graduou-se em Psicologia na PUC-SP, onde foi professora a partir dos 24 anos e fez o Mestrado e o Doutorado. Foi Prof. Titular do Programa de Pós-Graduação da Psicologia Social onde coordenou o Núcleo Psicanálise e Política na PUC-SP, até 2017.
Monica Seincman
psicanalista, linguista, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP, docente no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Myriam Uchitel
Psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, docente do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e coordena o Grupo de Trabalho e Pesquisa: "Fases do Traumático" no mesmo Instituto. Autora dos livros “Além dos Limites da Interpretação” e “Neurose Traumática”, ed. Casa do Psicólogo.
Nayra Cesaro Penha Ganhito
Psiquiatra, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientae, professora do Curso Psicopatologia Psicanalítica na Clínica Contemporânea neste Instituto e do curso de Psicopatologia da FSP-USP. Autora do livro: “Distúrbios do Sono”, ed. Casa do Psicólogo.
Nora Beatriz Susmanscky de Miguelez
Psicanalista, doutora pela PUC-SP, docente e supervisora do Curso Formação em Psicanálise do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Autora do livro "Complexo de Édipo", ed. Casa do Psicólogo, e co-autora do livro "Trauma, Memória e Transmissão: A Incidência da Política na Clínica Psicanalítica", Primavera Editorial, assim como de diversos artigos em publicações especializadas.
Oscar Angel Cesarotto
Psicanalista, professor de Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Autor dos livros: "Um Affair Freudiano", "Jacques Lacan: Uma Biografia Intelectual", "Ideias de Lacan"; "No Olho do Outro", "Contra Natura Ensaios de Psicanálise e Antropologia Surreal"; "O Verão da Lata"; "Tango Malandro" e "Sedições", todos editados pela ed. Iluminuras.
Patrícia Porchat
Professora do curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Titular da "Chaire genre" 2022, oferecida pelo GIS Institut du Genre em parceria com a Université Paris Cité. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da UNESP/Araraquara e professora do Programa. de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP/Bauru . Pós-doutorado na Université Paris Diderot. Graduação em Psicologia pela PUC de São Paulo (1987), mestrado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (2001) e doutorado em Psicologia Clínica pelo IPUSP (2007). Líder do grupo de pesquisa "Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura" da UNESP, pesquisadora do Núcleo de Direitos Humanos e Saúde da População LGBT (NUDHES), do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Vice-coordenadora do GT Psicologia e Estudos de Gênero da ANPEPP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Teoria Psicanalítica, em Epistemologia da Psicanálise e em Estudos de Gênero. É autora do livro Freud e o teste de realidade (2005), pela Casa do Psicólogo/Fapesp e do livro Psicanálise e Transexualismo:Desconstruindo Gêneros e Patologias com Judith Butler (2014), pela Ed. Juruá. Co-organizadora do livro Psicanálise e Gênero: Narrativas feministas e queer no Brasil e na Argentina (2018), pela Ed. Calligraphie.
Patrícia Vianna Getlinger
Psicanalista, membro do Departamento de Psicanalise do Instituto Sedes Sapientiae.
Paulina Cymrot
Psicanalista, doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), docente e supervisora do curso de aprimoramento em Psicoterapia Psicanalítica da UNIFESP, professora titular e supervisora clínica da área de Psicanálise da UNIP e docente do Curso do CEPSI-Psicoterapia Psicanalítica. Autora dos livros “Elaboração Psíquica - Teoria e Clínica Psicanalítica”, ed. Escuta, e “Ninguém Escapa de Si Mesmo: Psicanálise com Humor”, ed. Casa do Psicólogo.
Paulo Endo
Psicanalista, professor doutor do Instituto de Psicologia e do Programa de Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Paulo Schiller
pediatra, psicanalista, professor convidado do Curso de Introdução à Psicanálise para Pediatras, do Instituto Sedes Sapientiae. Autor do livro "A Vertigem da Imortalidade: Segredos, Doenças", ed. Cia. das Letras. Foi, durante 12 anos, coordenador do Serviço de Psicologia e Psicanálise do Departamento de Oncologia Pediátrica da UNIFESP. Autor do livro "A paixão pela mentira", ed. Todavia e de "A vertigem da imortalidade", ed. Companhia das Letras.
Regina Amaral
Psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Autora do livro "Aprendendo a Dançar: Entre a Forma e o Devir", ed. Annablume.
Rodolpho Ruffino
psicanalista, membro correspondente da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), co-autor do livro: "Adolescência", ed. Artes e Ofícios.
Rodrigo Blum
Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, integrante do Grupo de Transmissão e Estudos de Psicanálise, professor convidado do Centro de Estudos Psicanalíticos; terapeuta da Clínica do Testemunho
Rogério Lerner
professor Associado Livre-docente do Instituto de Psicologia e Professor subsidiário do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Membro do Comitê Científico da Associação Psicanalítica Internacional (IPA), Co-chair do Research Training Programme e da Joseph Sandler Psychoanalytic Research Conference (IPA), investigador principal do Centro Brasileiro para o Desenvolvimento da Primeira Infância. Membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância (INSPER/FMCSV/HARVARD), ex membro do Comitê Científico da Federação Psicanalítica Latinoamericana (FEPAL), editor Associado da Revista Psicologia USP e membro do editorial board do Psychoanalytic Quarterly. Prêmios recebidos: Prêmio Comunidade e Cultura da Federação Psicanalítica da América Latina (2012); Terceiro lugar no Prêmio César Ades do Conselho Federal de Psicologia (2013); Prêmio Contribuição Excepcional na Investigação Psicanalítica da IPA (2019).
Sandra Pavone
psicanalista, psicóloga (USP), Especialização em Tratamento e Escolarização das Psicopatologias Graves da Infância, Lugar de Vida-USP. Mestrado na PUC-SP, "O universo lúdico na contemporaneidade". Professora e supervisora do Curso de Aprimoramento para Psicólogos da DERDIC-PUC-SP e da Especialização de Psicanálise e Linguagem: uma outra psicopatologia da COGEAE PUC-SP , professora convidada na especialização do Albert Stein em Psicanálise e Saúde, autora de vários artigos sobre autismo e clínica psicanalítica com crianças, coordenadora do curso Brincar na Clínica com crianças e o Grafo do desejo e o percurso de uma análise.
Sergio Telles
psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, onde coordena o grupo "Psicanálise e Cultura", e faz parte do corpo editorial da Revista Percurso. Colabora na grande imprensa e é autor, entre outros, de "Fragmentos Clínicos de Psicanálise" e "O Psicanalista Vai ao Cinema", ed. Casa do Psicólogo, e "Posto de Observação - Reverberações Psicanalíticas sobre o Cotidiano, Arte e Literatura", ed. Blucher.
Sidnei Artur Goldberg
Psicanalista, membro da APPOA, editor da Revista de Psicanálise “Textura”, diretor da coleção Discurso Psicanalítico da editora Ágalma, co-autor de: “Sobre o Desejo Masculino”, ed. Ágalma, “Temas da Clínica Psicanalítica” e “Sexualidade Feminina e Masculina”, ed. Experimento.
Sílmia Sobreira
Psicóloga, psicanalista e membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - São Paulo (EPFCL-SP).
Suely Gevertz
Psicóloga, psicanalista, professora do Instituto Sedes Sapientiae e no curso "Psicanálise para Formação de Psicoterapeutas", do Centro de Estudos Paulista de Psiquiatria.
Taeco Toma Carignato
Psicóloga, psicanalista, membro do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade, onde coordenada a sub-área de pesquisa e intervenção sobre Migração, Cultura e Subjetividade; membro do Laboratório Psicanálise e Sociedade da USP; mestre e doutoranda em Psicologia Social da PUC-SP.
Tales A. M. Ab´Sáber
psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, mestre em Artes pela ECA-USP, doutor em Psicologia Clínica pelo IPUSP e professor de Filosofia da Psicanálise no Curso de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Autor dos livros "O Sonhar Restaurado - Formas do Sonhar em Bion, Winnicott e Freud", ed. 34 (Prêmio Jabuti 2006), e "Dilma Rousseff e o Ódio Político", ed. Hedra.
Tereza Elisete Gonçalves
Psicanalista, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP e supervisora do Curso de Psicanálise da Universidade de Taubaté (UNITAU).
Tiago Corbisier Matheus
psicanalista, membro no Grupo de Transmissão em Psicanálise (GTEP) do Instituto Sedes Sapientiae, professor do curso de Administração Pública e pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). É doutor em Psicologia Social pela PUC/SP e autor dos livros "Ideais na Adolescência: Falta (d)e Perspectivas na Virada do Século" ed. Annablume-FAPESP e "Adolescência: História Política do Conceito na Psicanálise", ed. Artesã.
Veridiana Fraguas
Psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.
Walkiria Del Picchia Zanoni
psicanalista, supervisora institucional e diretora do CEP.
Yvette Piha Lehman
possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1980) doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1988) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: orientação profissional, universidade, profissão, formação e profissões.