CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaO curso de Formação em Psicanálise pretende desenvolver um
dispositivo de escuta psicanalítica que propicie a ação clínica nas diversas
práticas sociais.
Baseados na teoria freudiana e nas diversas leituras dos principais autores
psicanalíticos, e com uma pedagogia que estimule o debate e sustente as
diferenças, buscaremos criar condições para que cada participante se aproprie
do saber psicanalítico de maneira singular.
público-alvo
profissionais de nível superior da área de saúde e afins.
Duração
6 semestres
carga
horária
conteúdo programático
CICLO I Conceitos Fundamentais
CICLO II A Formação do Sujeito
CICLO III Estruturas Clínicas I
CICLO IV Estruturas Clínicas II
CICLO V Técnica Psicanalítica
CICLO VI A Clínica Freudiana
discussão clínica
1º ano: Procedimentos Clínicos
2º ano: Grupo de Reflexão Clínica
3º ano: Supervisão e Atendimento Clínico
carga
horária total 650 horas
obs.: É obrigatória a participação do aluno em um evento, um curso breve e duas
palestras e/ou debates por ano e a elaboração de um trabalho ao final de cada
ciclo.
horários
3ª feira: das
19h30 às 22h30 ou
5ª feira: das
18h às 21h
requisitos
Duas entrevistas individuais com os diretores do CEP
Graduação
Curriculum-vitae atualizado
início
1º semestre: março (CICLO I)
2º semestre: agosto (CICLO I)
preço
Inscrição semestral: R$ 150,00
Mensalidade: R$ 230,00
Equipe de Docentes
Adela Stoppel de Gueller
psicanalista, formada em Psicologia na Universidade de Buenos Aires. Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Pós-doutora em Psicanálise pela UERJ. Atualmente coordena o Departamento de Psicanálise com Crianças no Instituto Sedes Sapientiae e os Projetos de Pesquisa Gemelar: Gemelaridade e Reprodução Assistida Novos Desafios para a Psicanálise e Sustentar: Psicanálise, infâncias e Saúde Pública. É professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica na COGEAE-PUC-SP e dos Cursos Formação em Psicanálise com Crianças e A Criança e a Palavra: a Linguagem na Clínica Interdisciplinar no Instituto Sedes Sapientiae. É autora de livros na área, entre eles: "Intoxicações Eletrônicas: O Sujeito na Era das Relações Virtuais", "Gênero e Sexualidade na Infância e na Adolescência", ed. Ágalma e "Psicanálise, Sexualidade e Gênero: um Debate em Construção", ed. Zagodoni.
Antonio Carlos Farjani
psicanalista, ex-professor das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), mestre em Psicologia do Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP e autor dos livros "Édipo Claudicante", ed. Edicon, "A Linguagem dos Deuses", ed. Mercuryo, "Psicanálise e Quantum", ed. Plêiade, "Mistérios da Lua. Uma Fábula Bíblica Escrita nas Estrelas", ed. Hemus, entre outros.
Belinda Mandelbaum
psicanalista com formação na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), doutora em Psicologia Social pelo IPUSP, livre-docente em Psicologia Social pelo IPUSP e coordenadora do Laboratório de Estudos da Família da USP. Autora dos livros Psicanálise da Família, Coleção Clínica Psicanalítica, e Trabalhos com Famílias em Psicologia Social, ambos da ed. Casa do Psicólogo, e de diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras.
Carlos Roberto Aricó
Médico pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, fez residência em Psiquiatria e Psicanálise; professor e um dos Fundadores do NEPP - Núcleo de Estudos em Psiquiatria e Psicanálise; professor do CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo; livros publicados: "As Formas Clínicas do Alcoolismo", "Estudos sobre Psicanálise", "Epistemologia e política", "Tempo, Contratempo", "Neurose, Psicose e Criatividade", "Reflexões sobre a Loucura", "A Angústia e seus caminhos", "Arqueologia da Ética", co-autor dos livros: "Drogas? Perigos e Preconceitos", "Perspectivas Psicodinâmicas em Psiquiatria".
Celia Klouri
Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, coordenadora do Curso Psicanálise no Hospital Geral do Instituto Sedes Sapientiae.
Cristina Parada Franch Leite
psicanalista. Membro filiado da SBPSP. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Integrante do Grupo de Entrevista da Revista Percurso. Foi coordenadora de grupos e famílias e do Núcleo de Transmissão e Investigação da Instituição Projetos Terapeuticos.
Daniel Delouya
É psicanalista e membro efetivo com funções didáticas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Foi presidente da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi) entre 2015 e 2017. É autor de cinco livros entre os quais Depressão, estação Psique (Escuta, 2002), e Torções na razão freudiana (2. ed., Blucher, 2019). Atualmente, dedica-se à pesquisa sobre os desdobramentos do trabalho analítico nas problemáticas culturais e políticas.
David Levy
É psicanalista e psicólogo clínico formado pela PUC-SP e pela Universidade de Paris. Além da clínica psicanalítica, trabalhou em ambulatórios e com dependentes de drogas. Foi professor universitário, e tem artigos publicados sobre J.Lacan, J-P Sartre e Paul Ricoeur.
Edgar José Scalabrin
Filósofo, psicanalista, membro da Rede de Atendimento do CEP, professor de filosofia, história e psicologia da rede particular de ensino e do Estado.
Elisa Maria de Ulhôa Cintra
"Psicóloga e psicanalista. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP e da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. Coordenadora do Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea (LIPSIC) – IPUSP e PUC-SP. Autora dos livros “Por que Klein?”, (em coautoria com Marina F. R. Ribeiro), ed. Zagodoni, “Melanie Klein: Estilo e Pensamento”, ed. Escuta, “Folha Explica Melanie Klein”, (em coautoria com Luís Claudio Figueiredo), coorganização e textos nos livros: “Para Além da Contratransferência: O Analista Implicado” e “Melanie Klein na Psicanálise Contemporânea. Teoria, Clínica e Cultura”, ed. Zagodoni.
Elizeth Andrade de Oliveira
psicóloga e psicanalista.
Ernesto Duvidovich
psicanalista, analista institucional, diretor do CEP, fundador e diretor-presidente da ONG NuPAS, organizador dos livros "Maternagem - Uma Intervenção Preventiva em Saúde", ed. Casa do Psicólogo, "A Supervisão na Clínica Psicanalítica", Via Lettera Editora, "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise" e "A Supervisão Psicanalítica: Ofício e Transmissão", ambos da ed. Zagodoni.
Franklin Winston Goldgrub
graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), em História pela Universidade de São Paulo (1973), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutor em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Foi professor titular da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Muito experiente na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica e estudos nas seguintes áreas: Epistemologia da psicanálise, metodologia psicanalítica, teoria psicanalítica, estruturalismo, lingüística, aquisição de linguagem, constituição do sujeito, drogadição, afasia, medicação psiquiátrica, psicosomática, antropologia estrutural, conflito do Oriente Médio, esporte, tendo escrito onze livros a respeito (o último -- ''Sargaços" - Teoria do método e teoria do sujeito em Psicanálise - publicado em junho de 2013) .
Giovanna Bartucci
É psicanalista. Professora Doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ), é membro do coletivo Psicanálise na Praça Roosevelt, e membro efetivo da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Autora de “Onde Tudo Acontece - Cultura e Psicanálise no Século XXI” (Civilização Brasileira), Prêmio Jabuti 2014 (categoria Psicologia e Psicanálise, 3º lugar) e “Fragilidade Absoluta - Ensaios Sobre Psicanálise e Contemporaneidade” (Planeta), entre outros, é idealizadora e organizadora da Coleção “Psicanálise e Estéticas de Subjetivação” (Imago), composta por volumes sobre Cinema, Literatura e Artes Plásticas. Traduções de seus ensaios foram publicadas na França, na Bélgica, no Canadá e na Argentina. É também editora responsável pela Revista Eletrônica Cultura no Divã - Relações Contemporâneas entre Psicanálise e Cultura (ISSN 2446-8282) e editora associada da Revista Avances en Psicología Latinoamericana (Universidad del Rosario, Bogotá, Colômbia).
Graciela Haydée Barbero
Psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realizou estágio de pósdoutorado no IPUSP, no ano 2011 e 2012. Foi lider de pesquisa - UFMT/CUR e professora (adjunto 3) do curso de Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso (Campus de Rondonópolis). Com longa experiência na área de Psicologia Clínica e Psicanálise, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuou principalmente nos seguintes temas de pesquisa: homossexualidades, erotismo sadomasoquista, o papel da lei nas relações de violência, violência de gênero, estudos gay e lésbicos, gênero, identidade, violência doméstica, "Novas Conjugalidades" e união afetiva homossexual. Atualmente coordena um projeto de pesquisa-intervenção na Cadeia feminina da cidade de Rondonópolis.
Ignez Corrêa Dias
psicóloga, psicanalista, supervisora do atendimento clínico da Universidade São Marcos.
Inês Rosa Bianca Loureiro
Graduada em Ciências Sociais pela USP, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, doutoranda em Psicologia Clínica na PUC-SP.
Isabel Marazina
Possui graduação em Psicologia pela Universidad Católica de Córdoba Córdoba Argentina(1972), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2004) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo(2012). Atualmente é pesquisador da Universidade de São Paulo e psicanalista da Clínica Particular. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Pesquisa em Saude mental.
José Waldemar Thiesen Turna
psicólogo, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, clínico, supervisor e professor. Autor do livro "Atendimento Psicológico às dependências químicas" ed. Zagodoni".
Karin de Paula
praticante da Psicanálise, doutora em Processos de Singularização pela PUC-SP. Autora dos livros "$em? Sobre a Inclusão e o Manejo do Dinheiro Numa Psicanálise", ed. Casa do Psicólogo, "Do Espírito da Coisa: Um Cálculo de Graça - Sobre o Percurso de Uma Psicanálise", ed. Escuta, "Trabalhando com a Psicanálise: Dos Porta-Dores da Peste", no livro: "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise" e "Clínica Psicanalítica das Neuroses", Série Prática Clínica, ambos da ed. Zagodoni, "Atendimento Psicanalítico da Depressão", ed. Zagodoni em organização com Daniel Kupermann, entre outros artigos publicados. Professora e supervisora em universidades e no Curso de Formação em Psicanálise. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise e Psicoses (CEP).
Luiz Hanns
Possui graduação em psicologia pela USP, doutorado em psicologia clínica pela PUC-SP, coordenou e traduziu os textos metapsicológicos de Freud para o português (Escritos sobre a psicologia do Inconsciente de Sigmund Freud - Imago Editora, nova tradução coordenada por Luiz Hanns), também é autor do Dicionário Comentado do Alemão de Freud, e do livro A clínica pulsional na teoria de Freud, foi consultor do Conselho Federal de Psicologia para a área de Psicoterapia (sobre validação e estudos de eficácia comparativa), autor do livro A Equação do Casamento e A arte de dar limites - como mudar atitudes de crianças e adolescentes (ambos pela Companhia das Letras), professor convidado na Sigmund Freud Universität de Viena, foi co-fundador e presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia. Professor convidado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP para o curso Psicoterapia Transteórica - como incorporar as melhores práticas das diferentes abordagens (curso de extensão a iniciar no segundo semestre de 2021). Atua como clínico atendendo em três campos, terapia de casal e família, orientação de parentagem e terapia individual.
Maria Helena Fernandes
Psicanalista, doutora em Psicanálise e Psicopatologia pela Université Paris VII, com pós-doutoramento pelo Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Professora do Curso de Psicanálise e professora colaboradora do Curso de Psicossomática do Instituto Sedes Sapientiae. É autora dos livros “L’Hypocondrie du Rêve et Le Silence des Organes: Une Clinique Psychanalytique du Somatique”, ed. Presses Universitaires du Septentrion, 1999, “Corpo”, ed. Casa do Psicólogo, e “Transtornos Alimentares: Anorexia e Bulimia”, ed. Casa do Psicólogo.
Marianna Schontag
psicóloga pela PUC-SP, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise da PUC-SP, professora e supervisora clínica do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Marisa A. Belém
psicanalista, mestra em Psicologia Clínica pela PUC-SP e docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Autora do livro "Mulher no Brasil - Nossas Marcas e Mitos. Ensaio de Psicanálise", ed. Escuta.
Mauro Pergaminik Meiches
Psicanalista, ensaísta e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP.
Miriam Debieux Rosa
Professora Titular do Departamento e do PPG de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP. Coordena o Laboratório Psicanálise, Sociedade e Politica (PSOPOL/IPUSP) e o Grupo Veredas: psicanálise e imigração (PSOPOL/IPUSP). É Presidente da Rede Interamericana de Psicanálise e Política (REDIPPOL) e pesquisadora da Rede Internacional Coletivo Amarrações: políticas com adolescentes. Tem sido bolsista produtividade do CNPq, atualmente com o projeto Violências e a política dos afetos: o adolescente e o imigrante. Membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP Psicanálise: Política e Cultura. Fez Pós- Doutorado pela Université Paris Diderot, PARIS 7, França., bolsista CNPq, Brasil (setembro 2015 a julho 2016), na temática de violência e imigração. Graduou-se em Psicologia na PUC-SP, onde foi professora a partir dos 24 anos e fez o Mestrado e o Doutorado. Foi Prof. Titular do Programa de Pós-Graduação da Psicologia Social onde coordenou o Núcleo Psicanálise e Política na PUC-SP, até 2017.
Monica Seincman
psicanalista, linguista, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP, docente no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Patrícia Vianna Getlinger
Psicanalista, membro do Departamento de Psicanalise do Instituto Sedes Sapientiae.
Pedro Luiz Ribeiro de Santi
pós-doutor em Comportamento do Consumidor pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Psicanalista. Professor da Graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e em cursos de Pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade de São Paulo (USP). Autor de livros e artigos na área de psicanálise, cultura contemporânea e consumo.
Raul Albino Pacheco Filho
Psicólogo, psicanalista e doutor pelo Instituto de Psicologia da USP; coordenador do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social e professor associado da Faculdade de Psicologia da PUC-SP; coordenador científico do Laboratório Psicanálise e Sociedade da USP.
Regina Célia C. de Carvalho (Chu)
psicanalista, supervisora clínica, professora da PUC-SP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. É acompanhante terapêutica (AT) e ministra o Curso Introdução ao Acompanhamento Terapêutico.
Rodolpho Ruffino
psicanalista, membro correspondente da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), co-autor do livro: "Adolescência", ed. Artes e Ofícios.
Rubens Coura
psiquiatra, psicanalista, autor do livro: "Psicanálise no Hospital Geral", ed. Sarvier.
Sara Hassan
Psicanalista, psiquiatra, Licensed Mental Health Counselor, autora e co-autora dos livros “Psicanálise, Introdução à Praxis – Freud e Lacan” e “Adolescência, Abordagem Psicanalítica”, ed. E.P.U., entre outros, tradutora ao espanhol do “Dicionário Comentado do Alemão de Freud”, ed. Lúmen Lohlé, membro do Conselho Editorial da revista virtual “Acheronta”.
Silvana Rabello
Psicanalista mestre em Educação e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Atualmente é assistente doutora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Coordena o Projeto Espaço Palavra (aprimoramento clínico institucional na área do autismo e das psicoses) e coordena o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Teoria Psicanalítica. No campo da Detecção Precoce de Psicopatologias Graves, coordena um grupo de pesquisa desde 1999, envolvendo alunos em Iniciação Científica e aprimorandos na área das psicoses e do autismo, a partir de uma leitura psicanalítica. Tem experiência na área de Psicanálise, com ênfase em Psicopatologias Graves da Infância e as questões que envolvem a Constituição da Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: autismo e psicose infantil, clínica psicanalítica, constituição do sujeito e detecção precoce de psicopatologias graves. Faz parte da equipe da Clínica Interdisciplinar Prof. Dr. Mauro Spinelli e do Departamento de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Themis Regina Winter
Psicanalista, psicossomatista, diretora do Centro de Investigação Psicossomática Psicanalítica (CINPP) - São Paulo, São José dos Campos (SP) e Goiânia (GO) e autora do livro: “Enigma da Doença”, ed. Casa do Psicólogo e organizadora do livro: “Maternagem- Uma Intervenção Preventiva em Saúde”, Duvidovich E., Winter T. R., ed. Casa do Psicólogo
Virginia Torrecillas de Ulhoa
psicóloga, psicanalista com formação pelo CEP, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP e supervisora e membro da diretoria do NuPAS. Trabalha na área de Saúde Mental.
Walkiria Del Picchia Zanoni
psicanalista, supervisora institucional e diretora do CEP.