CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SD TecnologiaInício
01/01/2022
Mini Bio:
Adriana Barbosa Pereira
psicanalista, mestre e doutora pelo IPUSP, professora da PUC-SP. Supervisora clínica e institucional; docente em programas de Formação em Saúde Mental da Criança e do Jovem no SUS. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi, coordena o Grupo de Estudos de Ferenczi. Organizadora junto com Nelson E. Coelho Jr. do livro "Sonhar: Figurar o Terror, Sustentar o Desejo", ed. Zagodoni.
Adriana Meyer Gradin
psicanalista, doutora em Psicologia Clínica na PUC/SP, no Núcleo de Método Psicanalítico. Mestre em Psicologia Clínica, no mesmo Núcleo, na PUC-SP. Docente do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi e integrante do Laboratório de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea (LIPSIC). Autora do livro "Corações Murchos. O Tédio e a Apatia na Clínica Psicanalítica", ed. Appris.
Afonso C. Bissoli
psicanalista, especialista em coordenação de grupos pela Sociedade Brasileira de Grupos (SBDG), consultor organizacional para ONG's, idealizador e coordenador do Projeto PsiS - Clínica na Rua, voltado ao atendimento psicoterápico de pessoas em situação de vulnerabilidade moradoras em habitações subnormais ou nas ruas.
Alessandra Affortunati Martins
psicanalista, doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela USP, coordenadora do Projeto Causdequê?, membro do GEPEF (Grupo de estudos, pesquisas e escritas feministas) e do GT de Filosofia e Psicanálise da Anpof e autora de "Sublimação e Unheimliche", ed. Pearson, "O sensível e a abstração: três ensaios sobre o Moisés de Freud", ed. E-galáxia, e organizadora de "Freud e o patriarcado", ed. Hedra. Também é colunista no site da Revista Cult.
Alexandre Holtmann Pastore
graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, é praticante da Psicanálise, fez formação em Psicanálise no CEP e trabalha na Clínica de adolescentes e adultos.
Alexandre Patricio de Almeida
psicanalista, membro da International Winnicott Association (IWA). Mestre e doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autor de diversos artigos científicos e dos livros "Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas", ed. Blucher e do best-seller "Psicanálise de boteco: o inconsciente na vida cotidiana", ed. Paidós, dentre outros. Criador do podcast "Psicanálise de boteco". Atualmente, realiza um estágio de pós-doutorado na PUC-SP, trabalhando com a comparação das diferentes linhagens psicanalíticas. Publicou, recentemente, as obras: "Por uma ética do cuidado: volume 1 (Ferenczi) e volume 2 (Winnicott)", ed. Blucher. Coordena a coleção "Divã democrático", ed. Zagodoni.
Alexandre Socha
psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Organizador, entre outros, de "Melanie Klein: autobiografia comentada", ed. Blucher e "Escritos reunidos", de Ruth Mack Brunswick, ed. Quina.
Alice Beatriz Barretto Izique Bastos
psicanalista formada pelo Instituto de Pesquisas em Psicanálise (IPP), doutora em Psicologia da Educação pela USP, pesquisadora sênior do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Educação da USP (NUPPE). Autora dos livros "A Construção da Pessoa em Wallon e a Constituição do Sujeito em Lacan", ed. Escuta, "Wallon e Vygotsky - Psicologia e Educação" e "Psicopedagogia Clínica e Institucional - Diagnóstico e Intervenção", ambos da ed. Loyola.
Aline Eugênia Camargo
Psicóloga, Psicanalista, Psicossomaticista e Professora. Mestre em Psicologia Social pela USP, membro do Departamento de Psicanálise e do Departamento de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae, docente do curso de especialização: Psicossomática Psicanalítica, corpo e clínica contemporânea. Participante de grupos de estudos e seminários sobre a psicossomática psicanalítica do Instituto de Psicossomática de Paris (IPSO). Autora do livro Fobia (São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001), coorganizadora do livro Figuras clínicas do feminino no mal-estar contemporâneo (São Paulo: Escuta, 2002) e autora de diversos artigos em coletâneas e revistas psicanalíticas sobre os temas da psicossomática e dos transtornos alimentares e obesidade.
Amanda Teixeira Rizzo
psicanalista, psicóloga, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise - Núcleo São Paulo, atuou como psicanalista e coordenadora técnica da Casa de Saúde Mental São João de Deus. .
Amilton Pereira Aires Filho
psicanalista com formação pelo CEP e aperfeiçoamento pelo Instituto Sedes Sapientiae e participante das Formações Clínicas do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo (FCL-SP).
Ana Cristina Gomes Bueno
psicanalista. Mestre pela PUC-SP. Trabalha em consultório particular desde 1995. Membro fundadora do Espaço Potencial Winnicott, vinculado ao Instituto Sedes Sapientiae. Cocoordenadora do Projeto Consultas Terapêuticas.
Andréa Carvalho
psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e do EAB - Espace Analytique de Belgique, organizadora de "Psicanálise Entrevista", volumes I e II, ed. Estação Liberdade e docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Antonio Carlos Farjani
psicanalista, ex-professor das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), mestre em Psicologia do Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP e autor dos livros "Édipo Claudicante", ed. Edicon, "A Linguagem dos Deuses", ed. Mercuryo, "Psicanálise e Quantum", ed. Plêiade, "Mistérios da Lua. Uma Fábula Bíblica Escrita nas Estrelas", ed. Hemus, entre outros.
Antonio Geraldo de Abreu Filho
psicólogo, psicanalista, mestre pelo IPUSP, doutor pelo Setor de Neurologia/Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM), membro efetivo do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, docente do Curso Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica, do mesmo Instituto, e do Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Ex-coordenador do Projeto ABrELA, tutor pela Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABrELA), da UNIFESP. Docente do Curso Cuidados Integrativos (UNIFESP) e autor do livro "Escolha Profissional: Consciente e/ou Inconsciente?", ed. Vetor.
Antonio Sérgio Gonçalves
Educador, possui formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae (2000), especialização em Farmacodependências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2002). Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2010), linha de pesquisa: psicologia e educação. É psicanalista, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, farmacodependência, educação, criança e adolescente, laço social, formação de agentes sociais, educadores e profissionais da saúde.
Arnaldo Dominguez de Oliveira
psicanalista. Atendimento psicanalítico on-line internacional e presencial em Itatiba, São Paulo, Brasil e em Córdoba, Capital, República Argentina. Supervisor do grupo "Escuta Pública Psicanalítica - Atendimento on-line em Clínica Social de São Paulo". Coordenador de Grupos de Estudos Psicanalíticos e de Supervisão na Clínica Particular. Seminário semanal de transmissão no Catarse.
Berenice Carpigiani
Psicóloga pela PUC-SP, Especialista em Psicoterapia Psicodinâmica de Base Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae; Teoria da Comunicação e Didática do Ensino Superior e em Psicologia Clínica (CRP/06). Mestre e Doutora na linha de pesquisa Comunicação e Saúde. Publicação e capítulos de livros nas áreas, da História da Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicologia Clínica.
Bruna Paola Zerbinatti
psicanalista, pós-doutoranda do Instituto de Psicologia da USP, membro associado à Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, membro do grupo de pesquisa Psicanálise Experimental. Dedica-se ao atendimento clínico de crianças e adultos, além de supervisões e atividades docentes em Psicanálise.
Brunella Rodriguez
psicóloga e psicanalista. Membro da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF), mestra e doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Supervisora clínica e institucional de abordagem psicanalítica vincular e pesquisadora dos temas: Psicanálise de Casal e Família, Sexualidade e Gênero.
Cândido Fontan Barros
médico psiquiatra (adultos, infância e adolescência), psicanalista e especialista em Problemas de Aprendizagem pela USP - RP. Doutorando no Instituto de Psicologia da USP. Foi Visiting Fellow na Harvard University, USA. Coordenou o 1° CAPS de Álcool e Drogas do Brasil (em Ribeirão Preto-SP, 1998). Atua em consultório particular em São Paulo- SP. Psicoterapia com ênfase em aspectos do Self e corporeidade na abordagem de D. W. Winnicott. Formação sistêmica pelo ICCP - INTERFACI. Professor no Instituto de Terapia Familiar de São Paulo (ITFSP).
Carina Braga
psicanalista, docente no Curso de Formação em Psicanálise e supervisora no Núcleo de Psicanálise em Instituições do CEP. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi e do NuPAS (Núcleo de Psicanálise e Ação Social).
Carisa Almeida
psicanalista formada pelo CEP, psicanalista de crianças formada pelo Instituto Sedes Sapientiae, membro do Departamento de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae e membro filiado a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).
Carla Braz Metzner
psicóloga, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, membro do departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Psicologia clínica, no núcleo de Método Psicanalítico Entrelacer: Psicanálise e Infância.
Carlos Livieres
psicólogo pelo IPUSP, psicanalista com especialização pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, coordenador de grupos na instituição Projetos Terapêuticos e membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos.
Carolina Escobar de Almeida
psicanalista. Formada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Teoria Psicanalítica pela COGEAE da PUC-SP. Cursou Atualização Profissional em Psicologia Aplicada à Nutrição pela UNIFESP - Departamento de Pediatria, Disciplina de Nutrologia. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo (FCL-SP). Mestre em Psicologia Clínica (IPUSP). Professora do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Claudia Mazur Lopes
psicanalista, membro do corpo clínico do CEP, doutora em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Subjetividade da PUC-SP e pesquisadora sobre a subjetividade digital.
Claudio E. M. Waks
psicólogo pela Universidade de Califórnia, Berkeley (EUA), psicanalista, supervisor e coordenador de grupos de estudo. Mestre em Psicologia Clínica PUC-SP, membro efetivo do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF), do International Sándor Ferenczi Network (ISFN) e do International Association for Relational Psychoanalysis & Psychotherapy (IARPP). Fundador/Diretor Grupo de Estudo em Psicanálise e Psicoterapia Relacionais (GEPPREL). Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Membro da Comunidade Phaneros e participante de Curso FoPAP (Curso de Formação em Pesquisa para Psicoterapia Assistida por Psicodélicos).
Clauristina Oliveira Guerra
psicanalista formada pelo CEP, psicóloga com especialização Clínica pelo Conselho Federal de psicologia, com pós-graduação em Psicanálise e Saúde pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Analista Institucional com grupos a partir do referencial Psicanalítico. Coordenou o projeto para idosos "Roda de Conversa de Cultura e Artes", no CONVITA-Patronato Assistencial Imigrantes Italianos.
Cristiana Catalano Soldano
psicóloga, psicanalista pelo Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, membro efetivo do mesmo departamento, autora de artigos publicados na revista Boletim Formação em Psicanálise, participante das formações clínicas do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo (FCL-SP). Trabalha em consultório particular com atendimento de adultos e adolescentes, supervisão clínica e coordenação de grupos de estudos psicanalíticos.
Cristiana Rodrigues Rua
psicóloga e psicanalista com formação pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Psicologia Clínica pelo IPUSP. Título de especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Membro do Departamento de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae e professora convidada do Curso de Introdução à Psicossomática Psicanalítica no mesmo Instituto. Coorganizadora da coletânea "Psicanálise e Psicossomática - casos clínicos, construções", ed. Escuta. Atuação clínica em consultório particular e no Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini.
Daniel Hamer Roizman
Psicólogo (PUC-SP) e Mestre em psicologia social (PUC-SP) com enfoque na abordagem psicanalítica. Atua como professor e supervisor clínico em universidades e escolas de psicanálise.Trabalha como psicanalista em consultório particular e como acompanhante terapêutico de adolescentes e adultos. Possui experiência em instituições de saúde, tais como Hospital das Clínicas de São Paulo (FMUSP) e Hospital Estadual Mário Covas (Santo André-SP) com ênfase nas áreas de humor, psicossomática e obesidade. É fundador do canal do YouTube "GAIATA PSI: PSICOLOGIA E PSICANÁLISE" (Nome anterior: "PAIXANALITICOM: PSICANÁLISE COM ARTE E HUMOR") e autor dos livros: A obesidade "não toda": o quando a gordura fala, Editora escuta, São Paulo, 2017 e "Paixanaliticom: psicanálise e comicidade", Editora Escuta, 2020.Atua principalmente em temas como: corpo, linguagem, psicossomática,, ética, obesidade, humor e clínica com crianças.
Daniel Schor
psicanalista. Mestre e Doutor em Psicologia pelo IPUSP. Pesquisador no Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea (LIPSIC), da USP e da PUC-SP. Autor do livro "Heranças Invisíveis do Abandono Afetivo: Um Estudo Psicanalítico Sobre as Dimensões da Experiência Traumática", ed. Blucher. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF).
Daniele John
Psicóloga e psicanalista especialista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Estudos Psicanalíticos pela Tavistock Clinic, de Londres, doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro do Departamento de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae e supervisora voluntária do Instituto Fazendo História. Autora do livro "Reinventar a Vida - Narrativa e Ressignificação na Análise", ed. Ideias & Letras e de vários artigos, entre eles "Celulares na sessão de análise: manejo na clínica com púberes e adolescentes", capítulo do livro BAPTISTA, A. e JERUSALINSKY, J. "Intoxicações Eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais", ed. Álgama.
Danilo Marmo
é praticante da psicanálise em intensão - através dos atendimentos em consultório - e, em extensão, mantendo grupos de estudos, supervisões e como editor da Revista de Psicanálise RUMOS, membro do Conselho Editorial e docente do Curso de Formação em Psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).
Danit Zeava Falbel Pondé
Psicóloga (UPM) , mestre e doutora em filosofia da psicanálise ( UNICAMP), psicanalista (IBPW), especialista em Psicologia Hospitalar ( HIAE) professora, supervisora e orientadora no instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana , vice presidente da International Winnicottian Association, coordenadora do grupo de pesquisa "A crise do amadurecimento na contemporaneidade laboratório de política, comportamento e mídia" da FUNDASP-PUC -SP , autora dos livros "O conceito de medo em Winnicott" e "Cinema no divã".
Davi Berciano Flores
psicanalista, professor do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP) e da especialização em psicanálise da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutorando em Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), membro do LIPSIC e do GBPSF.
Déa E. Berttran
psicóloga, docente, pesquisadora e escritora, atua em consultório clínico em atendimentos individuais e de casal, além de supervisões clínicas. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), publicou "Amores Invisíveis. Casais Longevos da Diversidade", ed. de Cultura, tendo Gênero e Diversidade Sexual como seus temas de pesquisa. Atualmente está em um segundo doutorado em Ciências Sociais, UNICAMP, na linha de Estudos de Gênero. Anterior à Psicologia, exerceu por mais de vinte anos atividades profissionais relacionadas à Arte e Cultura, como assessora de imprensa, diretora de produção, produtora executiva e diretora de shows, de Elizeth Cardoso a Gonzaguinha.
Debora Cordeiro de Andrade
psicanalista, supervisora clínica e culinarista. Idealizadora do Projeto Instigar (um convite à reflexão e transformação, sob uma perspectiva psicanalítica). Participa do coletivo Por Um Viver Mais Criativo (uma articulação entre Arte e Psicanálise). Foi credenciada na Rede de Atendimento Psicanalítico - Clínica do CEP. Participou do NuPAS (Núcleo de Psicanálise e Ação Social). Fez Formação em Psicanálise no CEP, aperfeiçoamento em Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea no Instituto Sedes Sapientiae, e especialização em Administração de Empresas na FGV.
Deise Getulia de Melo
psicanalista com formação pelo CEP, filósofa formada pela USP, especializanda em Teoria Psicanalítica pela PUP-SP. Foi Curadora das Bibliotecas de Literatura do Centro Cultural São Paulo - CCSP (2011 até 2019). Docente do Cep e atualmente é Coordenadora Clínica da Rede de Atendimento Psicanalítico - Clínica do Cep e do Observatório da Rede de Atendimento Psicanalítico - Clínica do CEP. Analista de adultos e adolescentes e supervisora clínica em seu consultório.
Denise Salomão Goldfajn
pós-doutora em Psicologia Clínica pela USP, doutora em Psicologia Clínica pela Massachusetts School of Professional Psychology (EUA), membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) e membro do International Association of Relational Psychoanalysis and Psychotherapy, (IARPP) e do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi. Membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Psicanálise e do Comitê científico da Federação Latino-Americana de Psicanálise (FEPAL). Supervisora clínica. Atende em prática privada de adultos e crianças.
Edmilson Felipe da Silva
doutor em Antropologia, psicanalista. Atualmente é professor assistente doutor do Departamento de Antropologia da PUC-SP. Participa do Núcleo de Estudos da Complexidade nas seguintes linhas de pesquisa: itinerários intelectuais e dinâmicas culturais contemporâneas. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Complexidade e Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Indústria Cultural, Cinema, Arte, Literatura e Psicanálise.
Edu Alvaro Manso Bastos
psicólogo, psicanalista, professor e supervisor em clínica.
Eduardo Amaral Lyra Neto
psicanalista, supervisor clínico, docente do curso de formação do Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP, coordenador do núcleo de Psicanálise e Política do Observatório da Rede de Atendimento do CEP. É graduado também em Ciências Econômicas, com pós graduação em Administração de Empresas. Atende adolescentes e adultos.
Eduardo Benzatti
antropólogo, psicanalista pelo CEP, doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP e professor da ESPM.
Eduardo Lara
psicanalista, membro efetivo do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, onde é fundador e coordenador do NuFôFilô (Núcleo de Fomento à Filosofia). Licenciado em Filosofia pela USP, mestrando pela UFABC no programa de Filosofia.
Elaine Tasso
psicanalista pelo CEP, pós-graduada em Neuropsicopedagogia pela FACON. Especialização em Psicanálise com Crianças e Adolescentes com foco em Doenças Psicossomáticas pelo Hospital das Clínicas - Instituto da Criança e do Adolescente. Fez formação no Núcleo de Psicoses e no Núcleo de Crianças e Adolescentes pelo CEP. Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP e membro da Rede de Atendimento Psicanalítico - Clínica do CEP. Atende em consultório particular adultos, crianças e adolescentes.
Eliete Ramos
psicanalista, com formações anteriores em Terapia Familiar Sistêmica e Serviço Social. Longa experiência com as especificidades das clínicas com dependência química. Supervisora clínica. Coordenadora de grupos de estudos. Ministra anualmente "Seminários de Curta Duração sobre Dependência Química". Atua em consultório particular atendendo adolescentes, adultos e grupos.
Elizeth Andrade de Oliveira
psicóloga e psicanalista.
Emiliano de Camargo David
psicólogo e psicanalista. Mestre e doutorando em Psicologia Social (PUC-SP). Professor do Instituto Sedes Sapientiae (curso de Especialização "Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica: Clínica e Política na Transformação das Práticas"). Membro Honorário do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do GT Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Lógicas Institucionais e Coletivas (NUPLIC - PUC/SP).
Enrique Mandelbaum
psicanalista com formação de psicólogo (PUC) e doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Experiência em educação infantil, orientação escolar e na clínica psicanalítica com crianças, jovens e adultos. Ministra aulas no CEP desde 2005. Autor do livro "Franz Kafka: Um Judaísmo na Ponte do Impossível", ed. Perspectiva e artigos sobre a clínica psicanalítica e interações psico-culturais históricas.
Ercilia Maria Soares Souza
Psicanalista, membro do Fórum do Campo Lacaniano de Fortaleza, da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - Brasil (EPFCL - Brasil), psicóloga, com especialização em Teoria Psicanalítica (UFPA/UFRJ) e mestre em Psicologia Clínica e Social (UFPA).
Erich Montanar Franco
doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2008), mestre em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2000), especialista na Coordenação de Grupos pelo NESME (2007) e graduado e licenciado em Psicologia pela PUC-Campinas. Foi professor adjunto da Faculdade de Comunicação da FAAP entre 2005 e 2017. Atualmente é professor adjunto I da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi coordenador do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie entre agosto de 2014 a junho de 2018. Membro do corpo editorial da revista Psicologia:Teoria e Prática (responsável pela secção de Psicologia Social) entre 2012 e 2014. Foi coordenador de Pesquisa do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie entre julho de 2018 e novembro de 2020. Realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à profissionais da saúde e outros serviços de relevância social. Atua como psicólogo clínico em consultório particular.
Ernesto Duvidovich
psicanalista, analista institucional, diretor do CEP, fundador e diretor-presidente da ONG NuPAS, organizador dos livros "Maternagem - Uma Intervenção Preventiva em Saúde", ed. Casa do Psicólogo, "A Supervisão na Clínica Psicanalítica", Via Lettera Editora, e "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise" e "A Supervisão Psicanalítica: Ofício e Transmissão", ambos da ed. Zagodoni.
Fabiana Villas Boas
psicanalista, psicóloga pela PUC-SP, mestra em psicologia clínica pelo IP-USP. Trabalhou no SUS, foi integrante do Insituto AMMA Psiquê e Negritude e coordenou o Núcleo de Psicanálise e Relações Raciais do Instituto Gerar de Psicanálise. Atualmente é professora convidada de cursos de extensão no Instituto Sedes Sapientiae, da formação em Psicoterapia Psicanalítica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da especialização em Psicanálise e Saúde do Instituto Israelita Albert Einstein e oferece seminários clínicos no Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Integra o NESME e a Rede de Psicanalistas Atentos às Relações Raciais. Atua em consultório, é supervisora clínica e institucional. Coautora dos livros "Relações Raciais na Escuta Psicanalítica" (ed. Zagodoni) e "Pioneirismo Negro", ed. Hucitec.
Felipe Ferreira de Nichile
psicanalista, mestre e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro do Ambulatório de Transtornos Somáticos (SOMA-IPq), membro do Laboratório de Saúde Mental Coletiva (LASAME-USP), professor no Instituto Langage, professor e supervisor clínico do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Fernando da Silveira
psicólogo, psicanalista, mestre e doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. É professor e supervisor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, membro da Réseaux Groupe et Liens Intersubjectifs. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos, instituições, movimento analítico, vulnerabilidade, psicanálise.
Gabriel Binkowski
Psicanalista e professor no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Mestre em Clínica Transcultural e Doutor em Psicologia pela Université Sorbonne Paris Nord; Membro do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL) e da Unité Transversale de Recherche Psychogenèse et Psychopathologie. Faz parte do comitê editorial da Revue L’autre – Cliniques, Cultures et Sociétés. É supervisor clínico no Grupo Veredas: Psicanálise e Migração, coordena o eixo de Atendimentos Clínicos. Também é um dos coordenadores do Relapso – Grupo Interuniversitário de Pesquisa em Religião, Laço Social e Psicanálise.
Gabriel Z. Lescovar
psicólogo e psicanalista. Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Desde 1997, volta-se ao estudo e à aplicação clínica da comunicação significativa entre analista e analisando(a). Para tanto, faz uso das formulações teórico-clínicas de D. W. Winnicott e S. Ferenczi em contínuo diálogo com os pressupostos éticos e ontológicos da Fenomenologia Existencial.
Gabriela Malzyner
psicóloga e psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP e Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise Infância e Adolescência do CEP. Consultora do Centro de Excelência e Nutrição e Dificuldades Alimentares do Pensi-Sabará Hospital Infantil e Membro da Academy of Eating Disorders.
Glaucia Nagem de Souza
psicanalista e artista plástica - A.M.E. da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL-Brasil), membro do Fórum do Campo Lacaniano em São Paulo. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Laboratório Discursivo: sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos (E-L@DIS/FFCLRP/USP). Coordena o Seminário "Oficina Topológica" no FCLSP. Cocoordena a Rede de Pesquisa sobre as Psicoses: Diagnosticar em Psicanálise e da Rede de Pesquisa Linguística e Psicanálise.
Graça Ramos Del Corso
psicanalista com doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Autora de artigos publicados. Associada-fundadora do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise SP. Integra a equipe de coordenação e docente do percurso formativo da escola. Atua também como supervisora e orientadora de trabalhos clínicos e acadêmicos. Docente dos Seminários Clínicos do Centro de Estudos Psicanalíticos-CEP. Atende em consultório particular crianças, adolescentes e adultos em São Paulo e Alphaville.
Graciela Haydée Barbero
Psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realizou estágio de pósdoutorado no IPUSP, no ano 2011 e 2012. Foi lider de pesquisa - UFMT/CUR e professora (adjunto 3) do curso de Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso (Campus de Rondonópolis). Com longa experiência na área de Psicologia Clínica e Psicanálise, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuou principalmente nos seguintes temas de pesquisa: homossexualidades, erotismo sadomasoquista, o papel da lei nas relações de violência, violência de gênero, estudos gay e lésbicos, gênero, identidade, violência doméstica, "Novas Conjugalidades" e união afetiva homossexual. Atualmente coordena um projeto de pesquisa-intervenção na Cadeia feminina da cidade de Rondonópolis.
Gustavo Dean-Gomes
psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, doutorando no Programa de Psicologia Clínica do IPUSP, membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi e da International Sándor Ferenczi Network, autor de "Budapeste, Viena e Wiesbaden - O Percurso do Pensamento Clínico-Teórico de Sándor Ferenczi", ed. Blucher. Professor do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).
Helder Pinheiro
psicólogo, psicanalista, analista institucional pelo Núcleo de Psicanálise e Ação Social (Nupas/SP), ativista e consultor sobre Inclusão, docente do Centro de Estudos Psicanalítico - CEP-SP, membro co-fundador do Grupo Cultura e Política- CE, membro do Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFOR-CE), Presidente da Associação Brasileira de Candidatos (ABC-RJ) de 2016-2017, Diretor do Espaço Potencial Fortaleza (CE), autor de textos publicados em revistas e livros especializados, Coorganizador do livro "Winnicott - Seminários Cearenses", ed. Zagodoni e Coorganizador do livro "Cultura e Política: Diálogos Contemporâneos entre, o Caos e a Civilização", ed. Cambalache.
Helena Amstalden Imanishi
psicanalista, psicóloga formada pela USP, mestre e doutora em Psicologia pela USP, com a tese "Desvendando Lacan: Duas Metáforas e Uma teoria Psicanalítica da Metáfora". Professora Convidada do Curso de Especialização em "Psicoterapia de Orientação Psicanalítica" da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Parceira da Ninguém Cresce Sozinho na coordenação dos cursos de psicanálise e de rodas de conversas e na coprodução do trilhas da primeira infância.
Ignácio Alves Paim Filho
Psicanalista, membro titular e didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SPBdePA), membro pleno do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA) e membro da Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Autor dos livros “Metapsicologia: um olhar à luz da pulsão de morte” (2014); “Inconfidências metapsicológicas: <em>Das Unheimliche</em>” (2019); e “Racismo: por uma psicanálise implicada” (2021).
Isabel Cristina Gomes
livre-docente e professora titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Coordenadora do Laboratório de Casal e Família: Clínica e Estudos Psicossociais do IPUSP. Membro associado da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família (AIPCF) e membro fundador da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Autora de diversos artigos e livros, entre eles "Atendimento Psicanalítico de Família", "Diálogos Psicanalíticos Sobre Família e Casal", "Adoção: Pesquisa e Clínica", todos da ed. Zagodoni.
Ivan Ramos Estevão
é psicólogo, psicanalista, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - EPFCL e do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e professor do programa de pós-graduação do Instituto de Psicologia da USP. Mestre e doutor em Psicologia Clínica pela USP. Coordenador do Laboratório de Psicanálise Sociedade e Política da USP. Escreveu vários artigos de Psicanálise em livros e periódicos e é também autor de "A Teoria Freudiana do Complexo de Édipo", ed. Escuta e do livro "O Complexo de Édipo", ed. Aller.
João Paulo F. Barretta
psicanalista, mestre em Filosofia pela PUC-SP, doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP, com pós-doutorado em Filosofia pela UNICAMP. Supervisor do Ambulatório de Transtornos Somatoformes (SOMA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP). Professor do Curso de Especialização "Conceitos Fundamentais da Psicanálise em Freud, Klein, Lacan e Winnicott", do Núcleos de Psicanálise.
João Pedro Jávera
psicanalista, doutor em Psicologia Clínica (USP), mestre em Psicologia Clínica (USP), trabalha em consultório particular e como Acompanhante Terapêutico desde 2007, Integrante do Laboratório PROSOPON no Instituto de Psicologia da USP; e supervisor clínico na Universidade Paulista.
José Alberto Moreira Cotta
psicanalista, doutor e pós-doutor em Psicologia Clínica pela USP, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, International Trainer da International Foundation for Biosynthesis- Heiden (Suíça), cocoordenador e coautor, conjuntamente com Gilberto Safra, do livro "Psicanálise e Literatura - Imre Kertész e o Desterro Humano", ed. E-galáxia, o qual foi publicado na Hungria com o título Pszichoanalízis és Irodalom - Kertész Imre és az Emberi Számkivetettség, pelo Instituto Imre Kertész de Budapeste. É autor de capítulos de livros, tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, entre eles, "Moi, Un Autre - Notes Sur La Question D'exile", escrito em parceria com Marília Amorim, Professora de Paris VIII - St. Denis, publicado na Revista francesa Sinergies Mondes Méditerranéen, e é conferencista em seminários e congressos no Brasil e no exterior. Diretor do Filme Documentário "Desterro: a poiesis de Imre Kertész".
Juliana Ferreira Santos Farah
psicanalista e terapeuta de casal, família e grupos. Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Integrante do CLIGIAP/USP e do LIPSIC. Especialista em Terapia Familiar e de casal pela PUC-SP. Aspirante a membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Professora do curso "O Trabalho Psicanalítico com Grupos" do Instituto Gerar.
Karin de Paula
praticante da Psicanálise, doutora em Processos de Singularização pela PUC-SP. Autora dos livros "$em? Sobre a Inclusão e o Manejo do Dinheiro Numa Psicanálise", ed. Casa do Psicólogo, "Do Espírito da Coisa: Um Cálculo de Graça - Sobre o Percurso de Uma Psicanálise", ed. Escuta, "Trabalhando com a Psicanálise: Dos Porta-Dores da Peste", no livro: "Diálogos Sobre Formação e Transmissão em Psicanálise" e "Clínica Psicanalítica das Neuroses", Série Prática Clínica, ambos da ed. Zagodoni, "Atendimento Psicanalítico da Depressão", ed. Zagodoni em organização com Daniel Kupermann, entre outros artigos publicados. Professora e supervisora em universidades e no Curso de Formação em Psicanálise. Coordenadora do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise e Psicoses (CEP).
Karina de Queiroz Bueno
Psicanalista. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Pedagogia na Universidade Cruzeiro do Sul. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP) com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa LEPSI - Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância. Especialista em Psicologia Perinatal pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Perinatal (2013). Experiência na área de Psicanálise e Educação.
Kwame Yonatan
psicanalista e doutor pela PUC-SP. Atua como supervisor e é professor no Centro de Estudos Psicanalíticos. Poeta e escritor, possui quatro livros publicados: "Transverso", "Nasce um desejo", "Feliz para sempre?", "Por um fio: uma escuta das diásporas pulsionais".Em 2018, ganhou o prêmio "Jonathas Salathiel", promovido pelo CRP-SP. Tem experiência profissional em políticas públicas, sendo supervisor institucional de profissionais do SUS e do SUAS. Atualmente, também compõe o coletivo Margens Clínicas como um dos articuladores do projeto "Aquilombamento nas Margens". Capoeirista do grupo Angoleiros do Sertão.
Laerte de Paula
psicanalista e escritor, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro pesquisador e psicanalista-praticante do Instituto VOX. É um dos coordenadores do Projeto Vociferarte. Docente de atividades de formação e transmissão da psicanálise no Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Mantém projetos de pesquisa relacionados aos temas do erotismo, sedução e literatura. É autor de "O Vento, A Chama", ed. 106, e "A casca do tempo nascente - Ensaio sobre a sedução", ed. Zagodoni.
Leida Marques Pereira Vicente
psicóloga, psicanalista, pós-graduada em Recursos Humanos-MBA pela FIA-USP, com especialização em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Professora e supervisora clínica do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Leila Dutra de Paiva
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2003) e Especialista em Terapia Familiar e de Casal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Desde 1991 é Psicóloga Judiciária lotada no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Professora, Supervisora e Orientadora de Pesquisas na Universidade Presbiteriana Mackenzie desde o início de 2006 e Professora (anualmente convidada) no Curso de Especialização em Terapia Familiar e de Casal da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo a partir de 1998. Há 25 anos mantém atividades em consultório como Psicóloga Clínica. Autora do livro "Adoção - Significados e Possibilidades" e de capítulos de livros. Especialista pelo CRP em Psicologia Jurídica e Clínica, atuando principalmente com as seguintes temáticas: adoção, violência doméstica, conflitos familiares, psicologia infanto-juvenil e perícias psicológicas.
Lélia Reis
psicanalista, formada em Psicologia pela UNESP/Assis, mestre pela FMRP-USP, doutora pela FFCLRP-USP e pós-doutorado pela UNIFESP. Pesquisadora de Gênero e Saúde Coletiva, autora de artigos e intervenções na área social e em saúde coletiva.
Lia Pitliuk
psicanalista. Membro do Departamento de Psicanálise, do Espaço Potencial Winnicott e do Departamento de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae, onde é docente no curso de formação de analistas e coordenadora dos grupos Winnicott: leituras e reflexões, EmLinha - Grupo de estudos e pesquisa sobre a clínica psicanalítica online e Parentalidade. Docente no Curso de pós-graduação do Instituto Gerar e em cursos livres do Instituto Gerar, do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro e do EFESP. Autora do livro "A sustentação de uma clínica psicanalítica em-linha", ed. Escuta. Coordenadora de grupos de estudo sobre Freud, Winnicott e Bollas.
Ligia Paula Silber Rabinovitch
historiadora, psicanalista, membro e ex-coordenadora geral do Departamento Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Ex-analista do Grupo Acesso - Estudos, Intervenções e Pesquisa Sobre Adoção da Clínica Psicológica do mesmo Instituto. Coautora do livro "Laços e Rupturas - Leituras Psicanalíticas sobre Adoção e o Acolhimento Institucional", ed. Escuta. Pós-graduada em Bases da Saúde Integrativa e Bem-estar no IIEP do Hospital Israelita Albert Einstein. Membro do Academic Consortium for Interative Medicine & Health.
Lisette Weissmann
psicanalista, formada em Psicologia e Línguas, especialista em Psicanálise dos Vínculos, mestra em Psicologia Clínica pela PUC-SP, doutora em Psicologia Social pela USP, pós doutoranda em Psicologia Social pela USP, membro fundadora da ABPCF, Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, supervisora da Asociación Uruguaya de Psicoterapia Psicoanalítica (AUDEPP) e membro fundadora da Asociación Uruguaya de las Configuraciones Vinculares (AUPCV). Autora dos livros: "Famílias Monoparentais", "Atendimento Psicanalítico de Família" com Isabel Cristina Gomes e cols, "Interculturalidade nos vínculos familiares" e vários artigos.
Lívia Santiago Moreira
psicanalista, doutoranda em História e Teoria Literária (UNICAMP), mestre em Psicologia Clínica (USP), psicóloga e especialista em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do GEPEF (Grupo de Estudos e Pesquisas Feministas) e do GPDH-IEA-USP.
Lizana Dallazen
doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP, mestre em Ciências pelo IPUSP, psicanalista, membro do psiA - Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicanálise do PSC-IPUSP e do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF), do Grupo Alteridade, Psicanálise e Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), membro convidado do CEPdePA, e do corpo docente do Instituto de Formação da Clínica Horizontes de Porto Alegre. Autora do livro "A Perlaboração da Contratransferência", ed. Blucher.
Lua Santosouza
psicanalista, formada em Psicologia na Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador na Bahia (2008). Em 2013, conclui o Master 2 em Psicanálise na Université Paris VIII, na França, com pesquisa sobre Histeria, Posição Feminina e Clínica. Desde então, vive e atende em São Paulo. Desenvolve trabalhos sobre Psicanálise e Literatura com atenção para o tema do feminino.
Luana Viscard Nunes
Psicóloga pela PUC-SP e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Professora do curso de Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica, do Departamento Formação em Psicanálise do ISS. Membro efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do ISS.
Lucas Charafeddine Bulamah
psicanalista, psicólogo, membro do psiA - Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicanálise do PSC-IPUSP e do GBPSF - Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi. Mestre e doutor em Psicologia Clínica no IPUSP. Autor dos livros "História de Uma Regra Não Escrita: A Proscrição da Homossexualidade Masculina no Movimento Psicanalítico" e "O Self Anônimo: O Sujeito Winnicottiano e Sua Política", ambos pela ed. Zagodoni.
Luís Henrique do Amaral e Silva
psicanalista, formado em Psicologia pela USP, é mestre e doutor em Psicologia pela mesma universidade. No doutorado, estudou o entrelaçamento entre trauma e ficção na obra literária de Paul Auster. Além do consultório, é professor universitário, atuou como acompanhante terapêutico e se dedicou, há alguns anos, ao desenvolvimento de uma clínica ampliada no espaço terapêutico e de convivência chamado "O Clube".
Luiz Eduardo de Vasconcelos Moreira
psicanalista, doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, membro fundador do Instituto Vox de Pesquisa e Formação em Psicanálise e participante do PsiA - Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicanálise da USP.
Mania Deweik
psicanalista e psicóloga. Doutora em Psicanálise: Clínica e Pesquisa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Psicanalista associada da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e do Instituto APPOA: Clínica, Intervenção e Pesquisa. Atende em consultório particular desde 2002.
Marcelo Francisco de Mello
psicólogo, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, com dissertação desenvolvida no âmbito do Laboratório de Psicopatologia Fundamental e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. Docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Marcelo Soares da Cruz
doutor e mestre em Psicologia Clínica pelo IPUSP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Aperfeiçoamento em Transference-Focused Psychotherapy/Personality Disorders Institute/Cornell University/NY. Professor e supervisor do curso Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea (Sedes Sapientiae), dos cursos "O Barato no Divã", do CRR-UFSCar, e da Especialização em Psicologia Clínica - Abordagem Winnicottiana da Unicsul. Coorganizador do livro "Toxicomania e Adições: A Clínica Viva de Olievenstein", ed. Martins Fontes.
Marcia Eugenia Cerdeira
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é residente de Psicologia na Residência Multiprofissional do Programa Saúde do Adulto e Idoso, com área de concentração em Oncologia da Universidade Federal de São Paulo.
Marcia Schivartche
graduada em Educação pela USP. Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP.
Márcio Alexandre Rocha
psicólogo, psicanalista, supervisor institucional, supervisor do CAPS Infanto Juvenil da Estância Turística de Ribeirão Pires. Coordenador do grupo de estudos Psicanálise Novos Tempos. Estudos sobre a prática clínica psicanalítica e suas vicissitudes na atualidade.
Marco Spivack
psicanalista, terapeuta corporal neo-reichiano com especializações em Análise Bioenergética, Psicologia Biodinâmica e Biossíntese, pesquisador em Psicoterapia Assistida por Psicodélicos pelo Instituto Phaneros e diretor da ISSI (International School of Structural Integration), da qual é professor no Curso de Formação em Integração Estrutural - Método Rolf.
Maria Alice Barbosa Lapastini
Psicanalista, graduada em Psicologia, especialização em Psicoterapia de Base Psicanalítica (Psicodinâmica) pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Psicóloga na Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo de 1986 até 1995. Professora assistente da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 1992 até 2019, responsável pelas disciplinas de Psicopatologia Psicodinâmica, Psicanálise I (Freud) e Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicodinâmicas (Freud, Klein, Bion e Winnicott). Responsável também pelas disciplinas eletivas “Winnicott e a Questão do Setting Terapêutico: Uma Contribuição à Clínica da Psicose, da Perversão e da Neurose” e “O Brincar Como Método Clínico”. Supervisora da Clínica Psicológica da Universidade Presbiteriana Mackenzie na área de Psicoterapia Breve de Adulto de 1994 até 2017. Tem publicação em capítulos de livros e trabalhos completos em anais de congressos. Professora convidada do Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar da PUC-SP. Psicanalista de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1985.
Maria Ludmila Antunes de Oliveira Mourão
psicóloga, psicanalista, mestra e doutoranda na Faculdade de Educação (USP) e especializações na área da saúde. Participa de núcleos de pesquisa no CLIN-a, USP e CLIPP. Atua em consultório e realiza palestras sobre temas relacionados à Psicanálise e contemporaneidade.
Maria Manuela Assunção Moreno
psicóloga (IPUSP), psicanalista pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Mestre e doutora (IPUSP). Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi, coordena grupo de estudos de Ferenczi.
Maria Regina Brecht Albertini
psicóloga e psicanalista, formação em Psicanálise da Infância pelo GEPPPI, especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-SP e Doutora em Psicologia pelo IPUSP. Atuação na clínica com atendimentos de crianças, adolescentes e adultos, supervisão de casos clínicos e coordenação de grupos de estudos. Experiência em atividade acadêmica como docente e supervisora de estágio de 35 anos (Universidade São Marcos e Universidade Presbiteriana Mackenzie). Especial interesse pelo trabalho de intervenção em Psicanálise na primeira infância, estudo das configurações familiares e da constituição subjetiva a partir de Winnicott.
Maria Rosenberg Mizrahi Spivack
pedagoga, bacharel em Letras, psicanalista e terapeuta corporal neo-reichiana com especializações em Análise Bioenergética, Psicologia Biodinâmica, Biossíntese.
Marianna Schontag
psicóloga pela PUC-SP, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise da PUC-SP, professora e supervisora clínica do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Marina Fibe De Cicco
psicóloga e mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Membro do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Tem formação em clínica pais-bebês pela Universidade de Columbia (Nova York). Atua como supervisora clínica e docente em diversos institutos de psicanálise. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF). Autora do livro "Muito corpo, poucas palavras: clínica dos casos-limite", ed. Sá.
Marta Oddone
psicanalista com formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), membro da Rede de Atendimento - Clínica do CEP, docente e supervisora clínica no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Maya Foigel
psicóloga e psicanalista com ampla experiência no trabalho com população trans no SUS (Sistema Único de Saúde - IPQ-HC-FMUSP e FCMSC-SP). Co-fundadora do grupo de trabalho Generidades no Instituto Sedes Sapientiae e do TRANSITAR - clínica, ensino e consultoria em questões de diversidade de gênero e sexualidade. Membro WPATH - World Professional Association of Transgender Health. Mestranda em Psicologia Clínica pela PUC-SP.
Monica de Camargo
psicanalista, psicóloga do Serviço Psicossocial Clínico do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, especialista clínica pelo CRP/SP com formação em Psicanálise pelo CEP, especialista em Psicologia Forense pela Faculdade Unyleya - wPós.
Monica Seincman
psicanalista, linguista, pós-graduada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, pós-graduada em Finanças pela FGV-SP, docente e supervisora clínica no Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Nadia Jorge Berriel
psicanalista e mestre em Teoria Literária pela UNICAMP. Supervisora clínica no Grupo Veredas: Psicanálise e Imigração (IPUSP). Coordenadora do curso de Psicanálise e Política: clínica com imigrantes no Instituto Sedes Sapientiae. Professora do curso de formação e dos Seminários Clínicos no CEP. Integrante da REDE-BEBÊ, Núcleo - SP. Tradutora e intérprete do inglês, italiano e húngaro.
Natália Alves Barbieri
psicóloga e psicanalista, Doutora e Mestre em Saúde Coletiva pela UNIFESP-EPM. Coordenadora da Tempo - Clínica e Cuidado no Envelhecimento, organizadora do livro "Travessias do Tempo: Acompanhamento Terapêutico no Envelhecimento", ed. Casa do Psicólogo. Autora de diversos artigos psicanalíticos.
Nelson Cristini Junior
psicanalista e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, com dissertação desenvolvida no âmbito do Laboratório de Psicopatologia Fundamental e docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
Newton Duarte Molon
historiador pela Universidade de São Paulo, mestre em Comunicação na Contemporaneidade e doutorando em Psicologia Social pela Universidade de Brasília. Psicanalista com formação pelo CEP, supervisor clínico do Núcleo Trabalho, Psicanálise e Crítica Social do Instituto de Psicologia da UnB, professor universitário e autor de diversos livros e artigos. Desenvolve Pesquisas no Campo das Representações Sociais de medicamentos antidepressivos e do fenômeno da Farmaceuticalização.
Patricia de Camargo Penteado
psicóloga, psicanalista, coordenadora da Clínica de Atendimento Ambulatorial do Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa em Saúde Mental e Psicossocial "A Casa" e do curso de Formação na Clínica das Psicoses e Psicopatologias Contemporâneas, promovido pelo mesmo Instituto. Responsável pelas aulas teóricas e supervisões clínicas.
Patricia Gipsztejn Jacobsohn
psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Psicanalista pelo Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Psicoterapia Psicodinâmica da Pré-Adolescência e Adolescência pelo Instituto Sedes Sapientiae. Coordenadora da Ceppan (Clínica Cybelle Weinberg de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia). Membro do Conselho Técnico da Astralbr - Associação Brasileira de Transtornos Alimentares.
Patricia Santos de Souza Delfini
Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Formação em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. É especialista em Saúde Mental Multiprofissional pela Secretaria Estadual de Saúde, mestrado e doutorado em Ciências e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atua como docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no curso de Psicologia. É pesquisadora do Laboratório de Saúde Mental Coletiva (Lasamec) da FSP/USP, acompanhante terapêutica e psicóloga clínica. Tem experiência em docência, principalmente, nas áreas Social, da Saúde e Clínica.
Paulo Bueno
psicanalista, psicólogo (PUC-SP), mestre e doutor em Psicologia Social (PUC-SP). Supervisor Clínico. Docente do Instituto Gerar de Psicanálise. Pesquisador do Núcleo Psicanálise e Sociedade (PUC-SP). Professor convidado do Programa Fellowship - 2021/2022 (Columbia University). Colunista do Papo de Mãe/UOL. Autor de "Coisas que o Pedro me ensina: crônicas de uma paternidade", ed. 106.
Pedro Magalhães Seincman
Doutorando em Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia da USP. Mestre, com bolsa CNPq, em Psicologia Social pela PUC-SP. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2013). Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Psicanálise, atuando principalmente em temas relacionados à migração e urgência social. Foi supervisor clínico do Grupo Veredas (equipe de pesquisa e atendimento a imigrantes e refugiados, coordenado pela Profa. Dra. Miriam Debieux Rosa (IPUSP).
Pericles Pinheiro Machado Junior
psicanalista, membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e da International Psychoanalytical Association (IPA). Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo & Birkbeck College, University of London. Pesquisador e autor de trabalhos científicos no campo da clínica psicanalítica e na interface da psicanálise com a cultura. Autor de "A linguagem perdida das gruas e outros ensaios de rasuras e revelações", ed. Blucher. Atualmente é membro do Corpo Editorial da "Revista Brasileira de Psicanálise".
Plínio Carpigiani
graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pela UNIFESP-SP. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, seus estudos estão relacionados à área da Psicanálise com ênfase na prática clínica contemporânea e ao conceito de realidade na obra psicanalítica. Atende adolescentes e adultos em seu consultório é supervisor e professor da especialização em Psicanálise na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Priscilla Santos de Souza
psicanalista, doutoranda pelo IPUSP, membra do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL). Faz parte do Núcleo de Psicanálise e Relações Raciais do Instituto Gerar. É o militante do Movimento de Mulheres Olga Benário.
Rachel Botelho
psicanalista, supervisora, ex-membro da equipe de triagem e da Rede de Atendimento Psicanalítico - Clínica do CEP, é formada em Comunicação Social pela PUC-SP.
Rafael Cavalheiro
psicanalista e pesquisador. Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorando em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Coordena grupos de estudos sobre Psicanálise, Gênero e Estudos Queer.
Regina Célia C. de Carvalho (Chu)
psicanalista, professora da PUC-SP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. É acompanhante terapêutica (AT) e ministra o Curso Introdução ao Acompanhamento Terapêutico.
Renato Tardivo
Psicanalista e escritor. Foi professor colaborador do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2020-2022), é mestre e doutor em Psicologia Social (IPUSP) e possui pós-doutorado em Psicologia da Saúde (Umesp/CAPES) e Psicologia Clínica (IPUSP). Autor dos ensaios "Porvir que vem antes de tudo - literatura e cinema em 'Lavoura Arcaica'" (Ateliê/Fapesp) e "Cenas em jogo - literatura, cinema, psicanálise" (Ateliê/Fapesp), e do romance "No instante do céu" (Reformatório), entre outros livros.
Ricardo A.Hirata
psicanalista e escritor. Psicoterapeuta de casal, família e grupos. Psicólogo clínico com especialização pelo CEP e Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Professor no Curso de Formação em Psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Coordenador dos Laboratórios de Escrita Psicanalítica do CEP. Consultor na LITERACURA, empresa voltada para a saúde mental em instituições. Membro do núcleo artístico Epidauro. Autor do romance de autoficção "O Órfão na Estante", ed. Paraquedas.
Ricardo Cavalcante
é sociólogo, psicanalista, mestre e doutorando em Psicologia Clínica pelo Núcleo Método Psicanalítico e Formações da Cultura na PUC-SP. Aspirante a membro do Departamento de Psicanálise do Sedes Sapientiae. Membro do LipSic PUC-USP.Cofundador da Clínica Aberta de Psicanálise na Casa do Povo.
Ricardo Radin Bueno
psicanalista, mestre em filosofia pela PUC-SP, doutorando em psicologia clínica pela PUC-SP. Professor na Faculdade de Psicologia da PUC-SP.
Ricardo Telles de Deus
psicanalista; pós-doutorado em Psicologia Clínica (PUC-SP); docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP; docente do Curso de Formação Winnicottiana (IBPW), docente do Curso de Pós-Gradução em Psicologia Clínica - Abordagem Winnicottiana (Unicsul), membro Pesquisador da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, coordenador do Núcleo de Formação Permanente - Prática Clínica - Psicanálise e Psicoses (CEP).
Rinalda Duarte
psicanalista, psicóloga, doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia pela PUC-SP, Especialista em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise pela USP. Atua em consultório com clínica, supervisão e grupos de estudos. Autora de artigos publicados em periódicos e livros.
Roberto Girola
psicanalista, pós-graduado em Teoria Psicanalítica pela Universidade São Marcos, licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e pela Facoltà Interregionale di Torino e Milano e bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade do Latrão (Roma). Autor dos livros "A Psicanálise Cura? Uma Introdução à Teoria Psicanalítica" e "Perguntas a um Psicanalista", ambos da ed. Ideias & Letras, e coautor do livro "A Supervisão Psicanalítica: Ofício e Transmissão", ed. Zagodoni. Atuou, por 20 anos, como editor e consultor editorial de várias editoras e participou, por dois anos, do Prêmio Jabuti como jurado na área de Psicologia e Pedagogia.
Rodrigo de Marco Veinert
psicanalista, coordenador da equipe de Acompanhamento Terapêutico do Instituto de Pesquisa e Hospital-Dia "A CASA". Membro da equipe clínica do Projetos Terapêuticos e autor do livro "Textos, Tecidos e Tessituras no Acompanhamento Terapêutico", ed. Hucitec.
Rosângela Pereira da Fonseca
psicóloga e psicanalista, especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e especialização em Psicossomática Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae. Membro fundador do Projeto de Atendimento e Pesquisa em Psicossomática da Clínica do Instituto Sedes Sapientiae. Experiência em instituições hospitalares e em Saúde Mental no modelo CAPS.
Sandra Regina Rodrigues da Silva
psicanalista formada pelo Centro de Estudos Psicanalíticos, psicóloga e advogada. Possui especialização em Psicologia Clínica e formação em Atendimento com Crianças pelo CEP, onde atua como como convidada nos Seminários Clínicos e é docente do Curso de Formação em Psicanálise. Participante do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo (FCL-SP). Faz atendimentos em consultório (inclusive on-line) e Supervisão Clínica.
Sérgio Máscoli
filósofo pelo Claretiano - Centro Universitário, psicólogo pela Faculdade Paulistana, psicanalista pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos, sexólogo pela Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro "Escutas do Divã, do presencial ao virtual" (lançamento previsto para outubro de 2024). Autor de algumas publicações acadêmicas. Membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia Aplicada (GPFA) do Claretiano - Centro Universitário. Docente do Curso de Formação em Psicanálise no CEP. Analista e Supervisor em Clínica Online.
Sergio Telles
psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, onde coordena o grupo "Psicanálise e Cultura", e faz parte do corpo editorial da Revista Percurso. Colabora na grande imprensa e é autor, entre outros, de "Fragmentos Clínicos de Psicanálise" e "O Psicanalista Vai ao Cinema", ed. Casa do Psicólogo, e "Posto de Observação - Reverberações Psicanalíticas sobre o Cotidiano, Arte e Literatura", ed. Blucher.
Silvia Lobo
psicanalista, psicóloga, socióloga. Membro Efetivo e Docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Autora dos livros: "A Paciente, a Analista e o Dr. Green", ed. Zagodoni, selecionado no Prêmio Jabuti, "As Mães que fazem Mal", ed. Pasavento, "O Silêncio das Mulheres e outros mais", ed. Leader.
Silvia Marina M. P. de Melo e Paiva
psicóloga, psicanalista, supervisora clínica e analista institucional com formação e experiência em Psicossomática Psicanalítica e em especificidades da clínica com dependentes químicos, docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP e coordenadora de grupos de estudos em psicanálise. Coautora dos livros: "Diálogos sobre Formação e Transmissão em Psicanálise", ed. Zagodoni e "Sonhos Privados: Psicanálise e Escuta Contemporânea", ed. Humana Letra, entre outros.
Sueli Zalkind
psicanalista com formação pelo CEP e aperfeiçoamento pelo Instituto Sedes Sapientiae, bacharel em Economia pela UNICAMP, mestre em Economia pela FGV-SP com especialização pela Copenhagen Business School e Stockholm School of Economics, membro da Rede de Atendimento Psicanalítico - Clínica do CEP e participante das Formações Clínicas do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo (FCL-SP).
Tadeu dos Santos
Graduação em Educação Física (UMC-SP), Pedagogia (FFLCP-SP), Psicopedagogo (PUC-SP), Mestre em Supervisão e Currículo (PUC-SP), Doutorado em Ciências da Religião (UMESP-SP). Formação em Psicanálise (CEP). Experiência na Docência e Gestão Educacional na Educação Básica e Ensino Superior. Atualmente, atua como professor na UNIP-SP e na Clínica de Psicanálise em São Paulo.
Tais de Oliveira Nicoletti
psicanalista, Formação em Psicanálise pelo CEP, mestre e doutoranda em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (IPUSP). Colaboradora do Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea (LIPSIC) - IPUSP e PUC-SP, onde coordena o Projeto Travessia de Pesquisa e Extensão.
Talita Azambuja
psicóloga clínica e Membro Efetivo do Instituto Sedes Sapientiae, psicanalista e Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo-IPA-Febrapsi-Fepal.
Thais Peixoto Noronha
psicóloga (UNAMA-PA), psicanalista (CEP-SP), Supervisora clínica no Ambulatório de Psiquiatria do Hospital de Clínicas Gaspar Viana (HCGV), em Belém, e orientadora do Grupo de Pesquisa em Teoria e Clínica das Psicoses, desde 2009 (HCGV).
Tiago Corbisier Matheus
é psicanalista, membro no Grupo de Transmissão em Psicanálise (GTEP) do Instituto Sedes Sapientiae, professor do curso de Administração Pública e pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). É doutor em Psicologia Social pela PUC/SP e autor dos livros "Ideais na Adolescência: Falta (d)e Perspectivas na Virada do Século" ed. Annablume-FAPESP e "Adolescência: História Política do Conceito na Psicanálise", ed. Artesã.
Vanessa Chreim
psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi. Autora do livro "Dimensões da Recusa", ed. Blucher.
Vanessa Queiroz
psicanalista, formação em Psicanálise CEP, atuação em clínica para adultos e adolescentes desde a formação, participação de grupos e atendimentos individuais na Casa de Saúde São João de Deus.
Vania Prata Lacerda de Oliveira
psicóloga formada pela Universidade Metodista, psicanalista com formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), membro do Projeto Ponte no Instituto Sedes Sapientiae e faz parte do Instituto Sedes Sapientiae, onde coordena um grupo de atendimento psicanalítico para imigrantes.
Victor Augusto Bauer
psicanalista, realizou graduação de Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), mestrado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP) e Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase na Psicanálise de Freud e Lacan. Trabalhou como professor universitário em faculdades de Psicologia e Pedagogia. Atualmente trabalha como psicanalista em consultório particular e ministra cursos e palestras de intervenção ao suicídio.
Victoria Regina Béjar
Médica psiquiatra. Psicanalista. Membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Membro da Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Organizadora dos livros: "Dor psíquica, dor corporal, uma abordagem multidisciplinar", ed. Blucher, "Imunidade, memória e trauma" SP, ed. Blucher, organizado com Eliana Nazareth (SBPSP) e "Psicanálise e adicção" ed. Blucher, organizado com José Zusman (SPRJ). Dedica-se há mais de vinte anos ao estudo das dores psíquicas e da psicossomática psicanalítica. Coordenadora do grupo de estudos e investigação "Expressões corporais da dor psíquica": fibromialgia e psicossomática psicanalítica da diretoria científica da SBPSP. Coordenadora do curso de psicossomática psicanalítica do Núcleo de Marília e região. Coordenadora do grupo de estudos psicanalíticos de Atibaia. Representante latino-americana do grupo de adicções da Associação Psicanalítica Internacional (IPA).
Viviana Senra Venosa
psicanalista em consultório particular. Membra do Fórum do Campo Lacaniano São Paulo. Graduada pelo Instituto de Psicologia da USP e Mestra, pela mesma instituição (IPUSP), com a dissertação "O Ato de Cortar-se: Uma Investigação Psicanalítica" sobre o tema da auto lesão provocada sem intenção suicida. Como parte de sua formação, fez o Curso de Psicanálise, pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. E especializou-se em transtornos alimentares pelo Proata-UNIFESP, onde também trabalhou por oito anos como profissional da equipe ambulatorial. É autora de diversos artigos e ensaios publicados em revistas e livros.
Walkiria Del Picchia Zanoni
psicanalista, supervisora institucional e diretora do CEP.